sábado, 24 de outubro de 2015

Filme? Não, vida real! Astrônomos flagram 'estrela da morte' destruindo planeta

Reprodução

Já que está na moda falar sobre Star Wars devido à proximidade da estreia do sétimo filme, vamos falar sobre… Vida real. Se a ficção tem uma Estrela da Morte que comanda a destruição em massa, nós também podemos ter uma.

Isso, pelo menos, é o que garantem especialistas diante de um fato bastante inusitado. Eles captaram ao longo da semana um planeta rochoso, similar à Terra, ser desintegrado por uma estrela anã branca.

“Podemos definir esse fenômeno impressionante como algo que nenhum homem jamais viu”, explica Andrew Vanderburg, pesquisador do Harvard-Smithsonian Center for Atrophysics, líder do estudo. “Conseguimos ver um sistema solar ser destruído”.

Captado pelo observatório espacial Kepler, o fenômeno revela em seus dados uma queda regular na luminosidade, a cada 4,5 horas, que aponta a órbita do planeta para uma distância aproximada de 850 mil quilômetros da anã branca em questão. A distância equivale ao dobro da existente entre a Terra e a Lua.

O sistema em questão está bem longe da Terra, cerca de 570 anos-luz de distância, e fica na constelação de Virgem. Segundo estimativas feitas pelos especialistas, o corpo deve ter a massa de Ceres, o planeta anão que fica no cinturão de asteroide entre as órbitas de Marte e Júpiter.

Essa foi a primeira vez que os astrônomos detectaram um objeto planetário ao redor de uma estrela anã branca. Os estudos ainda revelaram que a teoria de que esse tipo de astro estava “poluído” com metais restantes da destruição de planetas e asteroides.

fonte:br.noticias.yahoo.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário