quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Finalmente um dos mistérios sobre a construção das pirâmides do Antigo Egito foi revelado


As pirâmides do Egito seduzem o imaginário de muita gente, mas um dos mistérios sobre estas suntuosas construções foi finalmente revelado.

Os antigos egípcios que construíram as pirâmides podem ter movido os enormes blocos de pedra maciça através do deserto molhando a areia a frente, com um aparelho construído para puxar os objetos pesados, de acordo com um novo estudo.

Os físicos da Universidade de Amsterdam, na Holanda, investigaram as forças necessárias para puxar objetos pesados ​​em um trenó gigante sobre a areia do deserto e descobriram que deixar a areia a frente do dispositivo umedecida reduz o atrito no trenó, tornando-o mais fácil de ser operado. Os resultados ajudam a responder a um dos mistérios mais duradouros da história, sobre como os egípcios foram capazes de realizar a tarefa aparentemente impossível de construir as famosas pirâmides.

Para fazer a descoberta, os pesquisadores utilizaram pistas encontradas em uma pintura dos antigos egípcios que foi descoberta em uma parede no antigo túmulo de Djehutihotep, de cerca de 1900 a.C., descrevendo 172 homens transportando uma imensa estátua usando cordas anexadas a um trenó. No desenho, uma pessoa pode ser vista em pé, na frente do trenó, despejando água sobre a areia, disse o principal autor do estudo, Daniel Bona, professor de física na Universidade de Amsterdam. "Egiptólogos pensavam que era um ato puramente cerimonial, mas a pergunta era: Por que eles fazem isso?", disse ele.

Bona e seus colegas construíram trenós em miniatura e puxaram objetos pesados ​​através de bandejas de areia. Quando os pesquisadores arrastaram os trenós sobre a areia seca, eles notaram que montes se formavam a frente, exigindo mais força para puxá-los transversalmente. A adição de água, no entanto, aumentou sua rigidez, e os trenós foram capazes de deslizar mais facilmente sobre a superfície. Isso ocorre porque gotas de água criam pontes entre os grãos de areia, mantendo-os juntos, de acordo com os cientistas. Esta também é a razão pela qual a areia molhada é usada para construir um castelo de areia de forma mais fácil, disse Bona.

Porém, os pesquisadores notaram que existe um padrão correto para uso. "Se você usar areia seca, não vai funcionar tão bem, mas se a areia estiver muito molhada, também não vai funcionar. Há uma rigidez ideal", disse Bona. A quantidade de água necessária depende do tipo de areia, mas, geralmente, varia entre 2 e 5 por cento do volume de areia.

O estudo, publicado na revista Physical Review Letters, pode explicar como os antigos egípcios construíram as pirâmides, mas a pesquisa também tem aplicações modernas, disseram os cientistas. As descobertas podem ajudar os pesquisadores a entender o comportamento de outros materiais granulares, tais como asfalto, concreto ou carvão, podendo levar a formas mais eficientes para o transporte desses recursos.

Live Science Foto: Reprodução / Ultra Downloads
fonte:jornalciencia.com
Bruno Rizzato
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário