sábado, 3 de outubro de 2015

Zico critica estrutura da Fifa e diz que Copa no Catar é 'absurdo'

Zico fez críticas contundentes à escolha do Catar para sede da Copa de 2022, processo sobre o qual pairam várias suspeitas de corrupção

Campinas, SP, 47 - Zico está encontrando dificuldade para conseguir apoio à sua candidatura à presidência da Fifa, e até mesmo no Brasil as portas parecem fechadas para ele. Mas na terra de Michel Platini, ainda apontado como o principal concorrente à sucessão de Joseph Blatter, o brasileiro tem suas opiniões levadas à sério.

O jornal francês Le Monde publicou em sua edição desta sexta-feira uma entrevista de página inteira com Zico, em que ele faz críticas duras à escolha do Catar para sede da Copa de 2022 e volta a atacar a estrutura atual da Fifa.

Zico está com problemas para conseguir apoio presidencial

O jornal considera que o brasileiro seria uma boa alternativa para o atual momento por que passa a Fifa, e por consequência o futebol mundial. Destaca no título uma frase do brasileiro de 62 anos - "A Fifa precisa de um choque de democracia" - e sua defesa da tese de que tanto a entidade como o próprio esporte em nível global precisam de uma mudança radical no modelo de gestão, que passa pela revisão do atual poder europeu.

"A concentração de riqueza e poder na Europa é muito perigosa para o desenvolvimento do futebol mundial", diz Zico. "A necessidade de mudança é tão grande, que um candidato que não tenha vínculos com a administração atual terá mais facilidade e credibilidade para enfrentar as reformas necessárias."

Zico também lamentou, na entrevista à publicação francesa, o fato de a cúpula da Fifa estar sob investigação - o presidente Blatter, e secretário-geral afastado Jérôme Valcke e o próprio Platini, entre vários outros dirigentes. "A Fifa está gastando o seu dinheiro para se defender. Isso é ruim, pois ela não foi criada para isso."

Outra crítica contundente de Zico foi à escolha do Catar para sede da Copa de 2022, processo sobre o qual pairam várias suspeitas de corrupção. "O problema é que o Catar não pensa em futebol. É impensável, absurdo, considerar que um Mundial possa ser jogado lá. O Catar não faz parte da grande cultura do futebol", afirmou.

Ele foi mais longe, pedindo até a revisão da sede. "Acho que, infelizmente, não dá mais tempo de mudar a sede da Copa de 2018, mesmo que haja irregularidades. Porém, ainda há tempo para reavaliar a sede de 2022."

Apesar de entender que Platini não é o sucessor ideal para Blatter, Zico se mostrou disposto a colaborar com ele caso seja eleito. "E espero que ele colabore comigo caso o eleito seja eu."

Publicado em 02/10/2015 - por Agência Estado
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário