quarta-feira, 28 de março de 2018

Aranha do deserto que “vira estrelas” para fugir mais rápido é inspiração de robô


A única coisa mais aterrorizante que ver uma aranha correndo (ou virando estrelas) atrás de você é uma aranha-robô correndo (e virando estrelas) atrás de você.

Esta invenção poderia ser chamada de desnecessária pelos aracnofóbicos do mundo todo, mas a empresa alemã Festo decidiu investir no desenvolvimento desta tecnologia. O BionicWheelBot tem oito pernas que podem ser configuradas de maneiras diferentes, podendo andar normalmente ou enrolar-se como uma bola e sair rolando pelo chão com o impulso de dois “remos”.

Ao contrário das criações da Boston Dynamics, como o SpotMini e o ATLAS, que parecem ser pensadas para acabar com a humanidade, as máquinas da Festo são muito menos intimidantes; borboletas robóticas e cangurus que pulam são muito mais fascinantes do que aterrorizantes.

A aranha-robô, porém, é parcialmente bela e parcialmente assustadora. Do ponto de vista funcional, a habilidade do robô de usar suas pernas de diferentes formas o torna ideal para percorrer terrenos difíceis como rochas, areia fofa e entulho. Já quando o terreno for liso, ele pode transformar-se em bola e passar rolando rapidamente.

Confira o BionicWheelBot em ação:



fonte
por Juliana Blume
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário