terça-feira, 20 de março de 2018

Bispo e padres compraram fazenda, casa lotérica, carros e relógios de luxo

Segundo a investigação, o grupo se apropriava de dinheiro oriundo de dízimos, doações, arrecadações de festas realizadas por fiéis e taxas de eventos como batismos e casamentos

Operação Caifás apreende artigos de luxo e dinheiro - (foto: MPGO/Divulgação)

Além de prenderem o bispo de Formosa (GO), dom José Ronaldo, quatro padres e um monsenhor, policiais civis apreenderam farto material na Operação Caifás, na manhã desta segunda-feira (19/3). Os religiosos são acusados pelo Ministério Publico do Estado de Goiás (MPGO) de desviar mais de R$ 2 milhões da Igreja Católica. O dinheiro, segundo a investigação, foi usado na compra de uma fazenda, uma casa lotérica, carros e artigos de luxo.

Na casa do monsenhor Epitácio Cardozo Pereira, vigário-geral da Diocese de Formosa, policiais encontraram um fundo falso com o dinheiro. Além da moeda brasileira, havia dólares, euros e peso argentino. Ainda na casa do monsenhor, o número dois na hierarquia da Igreja em Formosa e região, os investigadores apreenderam uma grande quantidade de aparelhos eletroeletrônicos, incluindo iphones e macbooks PRO, além de uma coleção de relógios de grife.

Segundo a investigação, o grupo se apropriava de dinheiro oriundo de dízimos, doações, arrecadações de festas beneficentes realizadas por fiéis e taxas de celebrações, como batismos e casamentos. Além de residências e igrejas, um mosteiro também é alvo da investigação.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão também foram encontradas notas de dólar, euros e real - (foto: MPGO/Divulgação)

Na decisão que autorizou a ação, o juiz Fernando Oliveira Samuel afirmou haver indícios de que o dinheiro era usado para despesas pessoais e que carros da Diocese de Formosa eram usados para fins particulares. Os policiais cumpriram nove mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão em residências, na cúria da Diocese de Formosa, em paróquias de Planaltina de Goiás e Posse (GO) e em um mosteiro. Eles apreenderam caminhonetes da cúria em nomes de terceiro.

fonte
LC Luiz Calcagno RA Renato Alves
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário