sexta-feira, 16 de março de 2018

Motoristas terão que fazer curso e prova para renovar CNH

Medida vale a partir de junho. Anteriormente, só quem estava com a carteira vencida há mais de cinco anos precisava passar por curso de atualização ou aperfeiçoamento

Brasília - Quem precisar renovar a Carteira Nacional de Habilitação a partir de junho vai ter que fazer um curso e passar em uma prova, além do exame médico que já era obrigatório. A mudança na lei foi publicada na última semana por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que redefiniu a formação de condutores no país.

Até 5 de junho, renovar a CNH das categorias A e B (motos e veículos de passeio) exigirá apenas o exame médico. Anteriormente, só quem estava com a carteira vencida há mais de cinco anos precisava passar por um curso de atualização ou aperfeiçoamento. Agora, a exigência será obrigatória para todos que forem renovar a CNH.

Para renovar a carteira a cada cinco anos será preciso:

Realizar um curso com duração de 10 horas/aulas (máx. de 5 horas/dia), que pode ser presencial ou a distância
Realizar prova teórica com 30 questões de múltipla escolha
Ter 100% de frequência no curso e 70% de acertos no exame
Estão dispensados deste curso apenas os motoristas que realizam atividades remuneradas em veículos, como transporte de carga e passageiros. Mas estes profissionais também passarão por outro curso específico, de maior duração,e serão submetidos a exames psicológicos.

Nas categorias C, D e/ou E, além dos exames de aptidão, os motoristas também deverão fazer um teste toxicológico de “larga janela de detecção”.

Em caso de reprovação no exame, o condutor poderá fazer uma nova prova 5 dias depois da divulgação do resultado. Se houver uma segunda reprovação, ele deverá passar por todo curso novamente.

O curso a distância deve ser realizado em no máximo 5 dias, mas a prova será aplicada apenas presencialmente.

De acordo com o Denatran, as mudanças foram feitas a partir de estudos e depois de reuniões com representantes do setor para padronizar a formação de condutores no Brasil.

O curso, com 10 horas-aula, poderá ser feito em entidades credenciadas no Departamento de Trânsito (Detran) no mesmo estado onde a CNH será renovada, ou por ensino à distância.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário