domingo, 23 de outubro de 2016

16 casos médicos superbizarros

ATENÇÃO: Não prossiga se for sensível a conteúdo gráfico.

De vez em quando, os médicos encontram um paciente com um problema tão incomum que publicam um estudo de caso. Esses relatos de casos são feitos para ajudar a investigação científica e outros médicos que podem encontrar os mesmos sintomas estranhos no futuro.

Para nós, não médicos, estudos de casos iluminam os limites e mistérios do corpo humano. De um homem que quase morreu de uma overdose de um condimento comum para uma mulher que acabou com um palito de dente no fígado, alguns casos podem dizer mais sobre o corpo humano do que queremos saber. Confira:

1. Sexo e dor de cabeça (mas não do jeito que você está pensando)

Um homem da Índia foi ao médico se queixar de que tinha dor de cabeça toda vez que assistia pornografia. A dor começava 5 minutos após o início do vídeo, e ficava forte depois de 8 a 10 minutos.

Dores de cabeça de sexo são misteriosas e raras (pode dizer isso com segurança à sua mulher, já que foi a neurologista Dra. Amy Gelfand, da Universidade da Califórnia em San Francisco, nos EUA, quem nos contou). De acordo com a Dra. Amy, 1% da população pode sofrer das chamadas dores de cabeça sexuais primárias em algum ponto da vida.

A maioria desenvolve uma dor de cabeça súbita no momento do orgasmo. Menos frequentemente, a dor de cabeça sexual primária surge lentamente conforme a excitação sexual aumenta.

No entanto, o caso deste indiano era incomum porque suas dores de cabeça sexuais só apareciam enquanto ele assistia vídeos, e não durante a masturbação ou a atividade sexual, de acordo com o relato de caso publicado em 2012 na revista Archives of Sexual Behavior.

Os médicos acham que contrações musculares no pescoço e na mandíbula podem provocar dores de cabeça sexuais primárias. Outros teorizam que nervos ou vasos sanguíneos na cabeça podem ficar excessivamente sensíveis à resposta sexual. No entanto, a causa desta condição permanece um mistério.

2. Overdose de molho de soja (shoyu)

Brincadeiras com bebidas alcoólicas são muito perigosas, mas um adolescente aprendeu a não exagerar no shoyu, também.

Um garoto de 19 anos de Virginia (EUA) bebeu um litro de molho de soja em um desafio. Em seguida, começou a contrair-se, teve convulsões e, eventualmente, chegou ao hospital em estado de coma, no qual permaneceu por três dias. Os médicos o diagnosticaram com hipernatremia, ou níveis perigosos de sal no sangue.

Um litro de molho de soja pode conter até 150 gramas de sódio. O excesso de sódio na corrente sanguínea puxa a água por um processo chamado de osmose, que iguala as concentrações de sal nas células. A hipernatremia pode extrair tanta água do cérebro que ele começa a encolher e sangrar.

Os médicos levaram cerca de cinco horas e bombearam 5,7 litros de água com açúcar para o corpo do adolescente para que seus níveis de sódio voltassem ao normal, de acordo com o relatório publicado na revista Journal of Emergency Medicine. Surpreendentemente, o garoto sobreviveu sem danos neurológicos.

3. Esôfago torcido

Uma mulher de 87 anos procurou ajuda médica na Suíça quando desenvolveu espasmos dolorosos a cada vez que engolia. Imagens de raios-X revelaram que seu esôfago se torcia como um saca-rolhas sempre que ela comia. A condição a levou a perder 5 kg ao longo de vários meses, de acordo com o relatório de caso publicado no New England Journal of Medicine.

Especialistas dos Estados Unidos disseram que a torção é incomum, mas a condição não é desconhecida. Espasmos musculares são os culpados por esse tipo de dor. Em vez de contrair e relaxar desde a boca até o estômago, os músculos dentro do esôfago dessa mulher contraíam simultaneamente.
Não há cura para a doença.

4. Estrela nos olhos

Às vezes, os desenhos animados estão certos. Um soco na cara deixou uma estrela nos olhos de um homem na Áustria, de acordo com um relatório publicado na revista New England Journal of Medicine.

Um forte golpe no rosto (como de uma bola ou mesmo de airbags) pode enviar ondas de choque através do olho fortes o suficiente para danificar a lente e causar uma catarata. Os médicos dizem que a catarata que apareceu nos olhos deste senhor de 55 anos é incomum apenas por causa de seu formato de estrela.

“A natureza fez uma bela catarata”, disse o Dr. Mark Fromer, oftalmologista no Hospital Lenox Hill em Nova York (EUA).
Geralmente, essas cataratas aparecem como uma nuvem branca-amarelada, não uma estrela. Seja qual for o desenho, cirurgia pode restaurar a visão da pessoa.

5. Olho peludo

O globo ocular é certamente um lugar onde ninguém quer ter pelo. Um jovem iraniano sabia, desde o nascimento, que tinha um tumor benigno em seu olho. No entanto, quando ele fez 19 anos, o tumor cresceu a cerca de 0,64 centímetros de espessura e começou a brotar pelo.

O tumor era de um tipo normalmente não canceroso, mas que podia crescer cartilagem, pelo e às vezes até glândulas sudoríparas. Felizmente, os médicos puderam removê-lo, de acordo com o relato de caso publicado na revista New England Journal of Medicine.

6. Tatuagem excitante

A tatuagem de um jovem saiu terrivelmente errado quando o deixou com uma ereção permanente.

O garoto de 21 anos do Irã pagou um tatuador para colocar a letra M, do sobrenome de sua namorada, e a frase persa para “Boa sorte com suas jornadas” em seu pênis. Segundo os médicos que o trataram, ele sentiu dor durante oito dias após a tatuagem. Em seguida, seu pênis tornou-se permanentemente semiereto.

Ele conviveu com a condição durante três meses antes de obter ajuda médica. Os especialistas tentaram drenar o excesso de sangue de seu pênis, mas isso não funcionou. Em seguida, o paciente decidiu que estava bem com a condição e se recusou a continuar o tratamento, de acordo com o relato de caso publicado em 2012 no Journal of Sexual Medicine.

7. Vício em refri

Você já se perguntou o que aconteceria se você bebesse apenas refrigerante por um longo tempo? Uma mulher em Mônaco fez exatamente isso por 15 anos.

Com 31 anos, ela foi enviada para o hospital por ter desmaiado. Exames feitos no local descobriram que ela tinha níveis severamente baixos de potássio e batimento cardíaco irregular, mas nenhum problema hormonal ou histórico familiar de problemas cardíacos.

Mais tarde, a mulher admitiu beber cerca de 2 litros de refrigerante de cola e nenhum outro líquido todos os dias desde a idade de 15 anos. Os médicos disseram que isso poderia causar diarreia e filtrar o potássio do seu organismo. Elevadas quantidades de cafeína no refrigerante também podiam interferir com a reabsorção de potássio. Baixos níveis de potássio são conhecidos por causar problemas de ritmo cardíaco.

Uma semana depois da mulher largar seu hábito viciante, seus batimentos cardíacos e níveis de potássio voltaram ao normal.

8. Nunca engula chiclete palitos de dente

Em um caso recente, uma mulher de 45 anos de idade começou a sentir-se cada vez mais fraca ao longo de vários meses, até ser admitida em um hospital com vômitos e pressão arterial baixa.

No início, os médicos pensavam que ela tinha uma infecção, mas testes mostraram uma cavidade cheia de pus no seu fígado. Durante a cirurgia, os médicos removeram um palito de dente que ela engoliu e de alguma forma se mudou de seu aparelho digestivo e se alojou em seu fígado. O relatório do caso foi publicado na revista BMJ Case Reports em 2012.

Médicos já publicaram pelo menos 17 casos de pacientes que engoliram um palito de dentes que migrou para o fígado.

9. Alucinações médicas

Uma professora aposentada de 67 anos de idade em Kentucky (EUA) estava à beira de pedir um exorcismo depois de começar a ver rostos retangulares com grandes dentes, olhos e ouvidos pairando sobre ela.

Os médicos confirmaram que ela não estava possuída e nem perdendo a cabeça. Na verdade, a degeneração macular da mulher era que tinha provocado uma condição peculiar chamada síndrome de Charles Bonnet, que faz com que algumas pessoas comecem a ver animais, rostos assustadores e outras ilusões.

“Quando [o cérebro] espera estímulos sensoriais [vindos do olho] e não recebe nada, muitas vezes cria o seu próprio estímulo”, disse Bharat Kumar, residente de medicina da Universidade de Kentucky, que tratou a mulher.

Muitas vezes, as alucinações param sozinhas quando o cérebro se acostuma a receber menos informação visual, de acordo com o relatório de caso publicado na revista Age and Aging.

10. Varíola bovina

Em uma missão de resgate animal que deu errado, uma adolescente da Holanda ficou com uma grande ferida aberta. Vários médicos e semanas se passaram até que a causa de seu machucado fosse descoberta.

O gatinho que a menina de 17 anos resgatou do afogamento em uma vala estava doente e morreu no dia seguinte. Ao longo dos próximos dias, a adolescente desenvolveu uma ferida vermelha no pulso, bolhas saíram, e o machucado ficou preto. Ela também desenvolveu inchaços vermelhos dolorosos em seu braço, desde a ferida em seu pulso até sua axila.

Depois que os antibióticos não funcionaram, os médicos começaram a suspeitar que a ferida tinha sido causada pelo vírus da varíola bovina.
“A menina tinha sido tratada por diferentes médicos por cerca de 13 dias até chegarmos a isso”, disse a Dra. Jojanneke Heidema, especialista pediátrica em doenças infecciosas do Hospital St. Antonius Ziekenhuis em Nieuwegein, Países Baixos, que relatou o caso publicado na revista BMJ Case Reports.

Depois de mais uma semana, a garota ficou melhor por conta própria. A ferida curou dois meses depois, deixando uma cicatriz. Varíola bovina é uma doença autolimitada, o que significa que geralmente não precisa de tratamento médico se o paciente tiver um sistema imunológico saudável.

11. Generosidade patológica

Um homem de 49 anos do Brasil sobreviveu a um acidente vascular cerebral, mas passou por uma mudança de personalidade estranha: ele desenvolveu “generosidade patológica”.

O homem começou a doar dinheiro e comprar doces para crianças que ele conhecia na rua. Ele se tornou incapaz de gerir sua vida financeira e teria ficado em dívida se não fosse por sua esposa.

O acidente vascular cerebral, aparentemente, deixou o homem com uma generosidade excessiva e persistente, segundo o relatório publicado na revista Neurocase.

Os médicos o avaliaram e não encontraram qualquer evidência de sintomas de mania ou demência que poderiam explicar sua atitude. Tomografia computadorizada mostrou baixo fluxo sanguíneo para várias regiões do seu cérebro, incluindo as áreas do lobo frontal. Estas regiões podem não ter sido diretamente prejudicadas pelo sangramento no cérebro do homem durante seu AVC, mas estão relacionadas às que foram por vias neurais. Danos nestas vias podem ter tido um papel na mudança de personalidade do paciente.

12. Empatia até demais

Em um caso estranho, uma mulher desenvolveu “hiperempatia” depois de ter uma parte do seu cérebro chamada amígdala removida em um esforço para tratar sua epilepsia grave.

A amígdala está envolvida no reconhecimento de emoções, e removê-la deveria tornar mais difícil, em vez de mais fácil, para uma pessoa ter empatia e ler as emoções dos outros, de acordo com os pesquisadores que relataram seu caso na revista Neurocase.

A mulher, no entanto, experimentou uma nova excitação emocional acompanhada de efeitos físicos, como uma “rotação no coração” ou uma “sensação desagradável no esôfago” quando sentia tristeza ou raiva.

Os pesquisadores avaliaram a sua condição psicológica e descobriram que ela tinha um desempenho excepcional em testes padrão de habilidades empáticas. Eles acreditam que, mesmo sem amígdala, outras regiões do cérebro da mulher se reorganizaram e foram responsáveis por tornar sua empatia mais forte.

13. Esferas de chumbo

Um menino de 8 anos de idade na Austrália ficou altos níveis de chumbo em seu sangue por mais de dois anos, coisa que os médicos não sabiam explicar até encontrarem esferas de chumbo em seu corpo presas em um lugar improvável, de acordo com um relatório do caso publicado no New England Journal of Medicine.

Quando o menino desenvolveu uma dor de estômago e foi internado no hospital, médicos fizeram um raio-X e notaram um grande número de pequenos objetos redondos no seu abdômen, que pareciam estar dentro do seu aparelho digestivo. Os médicos imediatamente fizeram uma lavagem intestinal, mas um segundo raio-X mostrou que os objetos não saíram dali.

Os médicos então suspeitaram que os objetos estavam em seu apêndice. Durante uma cirurgia, retiraram o apêndice do menino e descobriram que ele pesava cinco vezes mais do que o normal. Quando o cortaram, encontraram 57 esferas de chumbo dentro.

Descobriu-se que a família do menino caçava por comida com uma arma que disparava tais esferas, e o garoto as tinha consumido durante brincadeiras.

14. Axila infeccionada

Um homem estava exalando um odor horrível que era resultado de uma infecção bacteriana de sua axila.
Com 40 anos, o homem disse aos seus médicos que tinha esse odor e sujeira nas axilas desde os últimos quatro anos. Uma substância “amarela cremosa” saía de seus pelos.

Os médicos o diagnosticaram com tricomicose axillar, que é uma infecção causada pela bactéria Corynebacterium tenuis. Sua axila foi raspada e ele foi tratado com cloreto de alumínio (para a transpiração) e o antibiótico eritromicina. O odor só foi embora várias semanas mais tarde. O relatório foi publicado no New England Journal of Medicine.

15. Olho de surfista

Olho de surfista é um problema ocular no qual tecido fibroso cresce sobre a superfície do olho. Para tratar esta condição, cirurgiões podem cortar o tecido com uma tesoura.

No entanto, ao invés de ir ao médico, um surfista aventureiro no Havaí optou por deixar a força da água cuidar de seus olhos, mergulhando a cabeça enquanto surfava uma onda de 10 metros, de acordo com um relatório do caso publicado na revista BMJ Case Reports.

Aparentemente, a força bruta da água arrancou o tecido fibroso irritante, mas os médicos disseram que o homem teve sorte que a água não danificou seu olho.

16. Pedras no cérebro

Um jovem brasileiro que sofria de dores de cabeça latejantes e problemas de visão por 10 anos acabou por saber que tinha acúmulos de cálcio no cérebro.

As pedras eram provavelmente uma complicação rara de sua doença celíaca, uma condição digestiva que o homem não sabia que tinha, de acordo com um relatório publicado no New England Journal of Medicine.

A doença celíaca é uma doença autoimune que, ao longo do tempo, pode danificar o revestimento do intestino delgado e impedir que o corpo absorva nutrientes. Não está claro como exatamente a condição resultou na calcificação do cérebro do rapaz, mas pesquisadores disseram que é possível que a capacidade reduzida do paciente de absorver ferro teve um papel. [LiveScience]

por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Flamengo faz treino de reconhecimento no Maracanã e Zé Ricardo mantém mistério

Com os 54.424 ingressos vendidos, o retorno do Rubro-Negro ao estádio será marcado por festa da torcida na arquibancada

Rio - A espera finalmente está acabando e o Flamengo voltará ao Maracanã neste domingo, diante do Corinthians, pela 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para os jogadores, no entanto, o primeiro contato com o estádio aconteceu neste sábado, em um treino de reconhecimento do gramado.

As atividades de reconhecimento de campo foram marcadas por um clima de descontração entre os jogadores - Gilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

Depois de quase um ano sem atuar no estádio que tem como casa, o técnico Zé Ricardo preferiu levar o treino de sábado para o Maracanã, para os jogadores se ambientarem. Afinal, do provável time titular para domingo, somente quatro nomes - Pará, Jorge, Márcio Araújo e Guerrero - já atuaram lá pelo time rubro-negro.

Mas em campo, Zé Ricardo não quis saber de dar pistas ao adversário sobre a escalação. Como fez ao longo da semana, fechou mais uma vez o treinamento à imprensa e impediu que os jornalistas observassem o trabalho tático. A principal dúvida é em relação ao substituto do lesionado Everton. Mancuello largou na frente na disputa, mas Fernandinho também pode entrar no time

Esta será a primeira partida do Flamengo no Maracanã desde a última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. Por isso, e pelo momento do time na briga pelo título da competição, a torcida comparecerá em peso e já esgotou os 54.424 ingressos à disposição. Os rubro-negros são vice-líderes com 60 pontos, quatro atrás do Palmeiras.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Entenda por que a cerveja sem álcool é aliada da atividade física

Rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, a cerveja sem álcool é aliada antes e depois do treino, afirma novo estudo

Para quem gosta da bebida, a cerveja sem álcool pode ser uma boa opção para o pós-treino, já que é isotônica, rica em vitaminas e sais minerais, pouco calórica e possui carboidratos que fornecem a energia necessária nesse momento. (iStockphoto/Getty Images)

Boa notícia para os amantes de cerveja, mas que evitam bebê-la no dia a dia devido ao fator alcoólico e à quantidade de calorias. A versão sem álcool, além de benéfica para a saúde, é menos calórica e pode até ser aliada da...leia matéria completa nesse link

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Papa diz que sofre pela morte de inocentes no Iraque

Francisco expressou sua tristeza pelas vítimas dos conflitos pela retomada da cidade de Mosul, dominada pelo Estado Islâmico

O pontíficie expressou sua proximidade a pessoas do Iraque "nessas horas dramáticas", (Remo Casilli/Reuters)

O Papa Francisco afirmou que a crueldade dos combates na cidade iraquiana de Mosul “faz todos chorarem e nos deixa sem palavras”. Dirigindo-se a um público de cerca de 50.000 fiéis reunidos neste domingo, o Papa afirmou que sofre pela “morte a sangue frio de numerosos filhos dessa abençoada terra, dentre os quais muitas crianças”.

Francisco expressou sua proximidade a pessoas do Iraque “nessas horas dramáticas”, dizendo que “nossas almas estão trêmulas pelos atos brutais de violência sendo cometidos há tanto tempo contra cidadãos inocentes, sejam eles muçulmanos ou cristãos”.

Forças iraquianas e seus aliados lançaram uma grande ofensiva nesta semana para retomarem Mosul, a segunda maior cidade do país, das mãos do grupo extremista Estado Islâmico. A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que mais de 4.000 pessoas já fugiram da região. Fonte: Associated Press.

(Com Estadão Conteúdo)
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Jogadora de vôlei é agredida por taxista em Ipanema

Luciana Severo, atleta de vôlei do Fluminense, teve o nariz quebrado na briga. Taxista admite agressão, mas disse que foi ela quem iniciou os ataques

Luciana Severo mostrou fotos de seu nariz quebrado nas redes sociais (Reprodução/Facebook)

Uma confusão no trânsito virou caso de polícia nesta semana no Rio de Janeiro. Luciana Severo, jogadora de vôlei da equipe do Fluminense, disse ter sido espancada por um taxista em Ipanema, na zona sul do Rio, na última quinta-feira. Ela postou fotos machucada, com o rosto ensanguentado, em suas redes sociais, e disse ter sido agredida pelo motorista Williams Lopes. Ele admite a agressão, mas disse que foi Luciana quem iniciou a briga.

Segundo Luciana, o taxista a agrediu depois de insultá-la, quando estava parada com seu veículo em um sinal de trânsito, na rua Prudente de Moraes. De acordo com a jogadora, o taxista estava atrás de seu carro, quando o sinal ficou verde. Ela engrenava a marcha e descia o freio de mão, quando ele a teria insultado.

“Eu entrei na rua para ele poder passar e ele começou a me seguir. No outro sinal vermelho, ele parou o carro dele e veio em direção ao meu. Ao chegar à porta, abri e desci para ver que eu era uma mulher e recebi um soco no nariz que o quebrou e seguiu uma série de golpes”, contou.

Ao jornal Extra, o taxista Williams Lopes disse que foi Luciana foi quem iniciou a confusão. Ele negou estar seguindo a jogadora e disse que revidou a insultos e agressões. “Ela saiu do carro muito nervosa e explosiva e começou a me peitar e eu fiz o mesmo. Ela é maior que eu e estava de salto. Me chamou de nanico e afrodescendente e me deu um tapa na cara. Revidei”, disse Williams.

O taxista disse também ter saído machucado e demonstrou arrependimento. “Ela também me agrediu. Quando caímos no chão, ela me arranhou e chutou. E ainda pisou na minha canela com um salto de madeira. Sei que perdi a cabeça e não deveria ter agredido ela. Meu erro foi sair do carro para ver o que aconteceu e me exceder. Me arrependo da agressão e, se tivesse a oportunidade, pediria desculpas a ela. Mas gostaria que ela também me pedisse desculpas pelas coisas que disse e pelo que fez.”


A jogadora de vôlei postou fotos do taxista e de seu carro nas redes sociais. O caso foi registrado na 14ª Delegacia de Polícia (Leblon). A jogadora criticou o fato de o autor não ter sido preso. Em nota, a Polícia Civil disse que o taxista foi autuado por lesão corporal leve, cuja pena máxima prevista é de um ano.

“Após atendimento no Hospital Miguel Couto, a vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para exame pericial de corpo de delito, no qual foi constatada a existência de lesões de natureza leve. Diante da análise do laudo pericial e das demais informações colhidas, o taxista foi autuado por lesão corporal leve, cuja pena máxima prevista é de um ano. Esclarece-se que, conforme a lei, após 30 dias do fato, a vítima será novamente encaminhada ao IML para verificar a extensão das lesões sofridas, o que, conforme o resultado, poderá confirmar a natureza leve ou constatar uma maior gravidade delas”, informou a polícia, em nota.

(com Estadão Conteúdo)
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Lava Jato: menção a filho em pedido do MPF preocupa Cunha

Ex-presidente da Câmara teria se desesperado ao saber que o pedido de prisão mencionava seu filho Felipe Dytz da Cunha

Felipe Dytz da Cunha, único filho homem do ex-deputado Eduardo Cunha (Facebook/Reprodução)

Preso há dois dias na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) demonstrou preocupação com o recente envolvimento do nome de seu filho, Felipe Dytz da Cunha, no processo do qual é alvo. Felipe é o único homem entre os quatro filhos do peemedebista.

Ao pedir a prisão do ex-presidente da Câmara, a força-tarefa da Operação Lava Jato apontou que empresas ligadas ao empresário Henrique Constantino, um dos herdeiros da Gol Linhas Aéreas, teriam pago propinas ao peemedebista por meio de transferências à empresa Jesus.com – de Cunha e da jornalista Cláudia Cruz, sua mulher – e à GDAV, de Felipe e Danielle Dytz da Cunha, filha mais velha do ex-deputado.

Ao todo, foram identificados aportes para a Jesus.com que somam 3,5 milhões de reais (em 2012) e 1 milhão de reais para a GDAV (em 2015). A Procuradoria apura se as empresas de transporte de Constantino teriam pago valores ilícitos para se beneficiar de medidas de Cunha na Câmara.

Em nota, a Gol disse estar colaborando e que abriu uma apuração interna. Segundo fontes, Cunha se desesperou ao ser informado que o embasamento do pedido de prisão mencionava Felipe, o “xodó” do ex-deputado.

Felipe, Danielle e Camila são filhos do primeiro casamento de Cunha. Bárbara é a quarta filha do peemedebista, fruto da união com Cláudia Cruz. A jornalista também é mãe de Gabriela Amorim, tratada como filha por Cunha.

Delação – Na Câmara, parlamentares acreditam que a prisão da mulher ou dos filhos de Cunha poderia acelerar a negociação para uma delação premiada. No entanto, fontes próximas ao peemedebista concluem que a decisão de colaborar com as investigações já foi tomada, uma vez que Cunha contratou o advogado Marlus Arns, que atuou em acordos de delação premiada de empresários alvo da Lava Jato.

Na manhã de ontem, Cláudia visitou o marido pela primeira vez na prisão. Acompanhada de um advogado, a jornalista não deu declarações. As visitas aos presos geralmente ocorrem às quartas-feiras, mas os advogados de Cunha fizeram um apelo junto à Superintendência da PF em Curitiba para permitir o encontro fora da programação.

(com Estadão Conteúdo)
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Japonês comente suicídio com bomba em parque e fere três pessoas

Um soldado aposentado de 72 anos se explodiu em um parque na cidade japonesa de Utsunomiya, ferindo outras três pessoas em um aparente suicídio

Ex-soldado, de 72 anos, se explodiu em Utsunomiya, cidade a 100 quilômetros de Tóquio (Kyodo/Japan Out/Reuters)

Um soldado aposentado de 72 anos se explodiu em um parque na cidade japonesa de Utsunomiya, ferindo outras três pessoas em um aparente suicídio, informou a emissora estatal NHK.

Uma segunda explosão, separada da que matou o ex-membro da Força de Defesa, causou um incêndio em um estacionamento nas proximidades, segundo a reportagem.

A polícia na cidade, que fica a cerca de 100 quilômetros ao norte de Tóquio, informou ter descoberto uma carta de suicídio escrita pelo homem e que estava investigando os incidentes, mas não deu mais detalhes.

(Com Reuters)
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Eletrobras vai trocar 50 executivos por eles terem destruido provas

Choque elétrico

O resultado de uma investigação interna vai promover um estrago na Eletrobras e em suas subsidiárias. Cinquenta executivos serão trocados. Entre eles, um diretor da holding e o presidente da Eletronorte, Tito Cardoso. Motivo das demissões: destruição de provas.

Por: Mauricio Lima
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

sábado, 22 de outubro de 2016

Tite convoca Seleção com novidades de Douglas Costa, Casemiro e Marcelo

Pelas Eliminatórias da Copa, Brasil ainda enfrenta Argentina e Peru

Rio - O técnico Tite terá mais dois jogos mais manter o "cenário perfeito" na seleção brasileira - são quatro vitórias em quatro partidas. Na manhã desta sexta-feira, na sede da CBF, o treinador fez a convocação para os próximos compromissos da equipe nas Eliminatórias da Copa, contra Argentina e Peru. A lista contou com novidades, mas não teve nenhum estreante.

Ficaram de fora da convocação o meia Oscar, os volantes Rafael Carioca e Fernandinho, o lateral-esquerdo Wendell e o atacante Taison. Voltando de lesão, o atacante Douglas Costa e o lateral-esquerdo Marcelo confirmaram presença entre os nomes de confiança de Tite. O volante Casemiro segue como dúvida pois ainda se recupera de uma fissura na perna esquerda. Rodrigo Caio, que pode atuar como zagueiro e volante, ganhou uma nova chance no grupo.

Tite convocou o grupo que enfrentará a Argentina e o Peru pelas Eliminatórias - Pedro Martins / MoWA Press / Divulgação

O Brasil entra em campo no próximo dia 10 de novembro, diante da Argentina, no Mineirão. Em seguida, a Seleção viaja para Lima, onde enfrentará o Peru, no próximo dia 15 de novembro. Com 21 pontos, a equipe de Tite é líder das Eliminatórias.

Confira a lista de convocados por Tite:

Goleiros:
Alisson (Roma)
Alex Muralha (Flamengo)
Weverton (Atlético-PR)

Zagueiros:
Gil (Shandong Luneng)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Thiago Silva (PSG)

Laterais:
Daniel Alves (Juventus)
Fágner (Corinthians)
Filipe Luis (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)

Meias:
Casemiro (Real Madrid)
Giuiliano (Zenit)
Lucas Lima (Santos)
Paulinho (Guangzhou)
Coutinho (Liverpool)
Renato Augusto (Beijing)
William (Chelsea)

Atacantes:
Douglas Costas (Bayern)
Firmino (Liverpool)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Neymar (Barcelona)

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Cunha recorre ao Supremo para deixar prisão


Na petição, os advogados afirmam que o STF já decidiu que Cunha não poderia ser preso pelos fatos investigados contra ele na Operação Lava Jato

Brasília - A defesa do ex-presidente da Câmara dos Deputados federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de liberdade no final da tarde desta sexta-feira. Os advogados alegam que o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela prisão, descumpriu uma decisão da Corte. Cunha está preso desde quarta-feira na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Na petição, os advogados afirmam que o Supremo já decidiu que Cunha não poderia ser preso pelos fatos investigados contra ele na Operação Lava Jato, ao entender que o ex-deputado deveria ser afastado da presidência da Câmara, em maio. Para a defesa, os ministros decidiram substituir a prisão pelo afastamento.

A prisão foi decretada na ação penal em que o deputado cassado é acusado de receber R$ 5 milhões, que foram depositados em contas não declaradas na Suíça. O valor seria oriundo de vantagens indevidas, obtidas com a compra de um campo de petróleo pela Petrobras em Benin, na África. O processo foi aberto pelo Supremo, mas, após a cassação do mandato do parlamentar, a ação foi enviada para o juiz Sérgio Moro porque Cunha perdeu o foro privilegiado.

Entre os argumentos usados para justificar o pedido de prisão de Cunha, a força-tarefa de procuradores da Lava Jato afirmou que a liberdade do ex-deputado representava risco para as investigações.

Segundo a força-tarefa do Ministério Público Federal, "há evidências" de que existem contas pertencentes a Cunha no exterior que ainda não foram identificadas, fato que, segundo os procuradores, coloca em risco as investigações. Além disso, os procuradores ressaltaram que Cunha tem dupla nacionalidade (brasileira e italiana) e poderia fugir do país.

imagem:http://ano-zero.com/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Lugar de mulher também é na oficina

Detran-RJ oferece curso 'Oficina Sob Medida' para mulheres na Lapa

Rio - Lugar de mulher também é na oficina. Essa é a proposta do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), que ministra o curso ‘Oficina sob Medida’ para elas. Com aulas gratuitas durante quatro horas divididas entre teoria e prática, o curso dá noções básicas para identificar e consertar problemas mecânicos e elétricos em veículos. A próxima turma, já com inscrições encerradas, acontece no dia 26, na Escola Pública de Trânsito, na Lapa. Para quem se interessou a recomendação é consultar regularmente o site do órgão e acompanhar as novas datas.

Aulas oferecidas pelo Detran-RJ ocorrem na Escola Pública de Trânsito, na Lapa, a partir do dia 26 deste mês

Buscando aperfeiçoamento profissional, a instrutora de autoescola Michelli Vieira, de 33 anos, foi uma das alunas do curso. Com o que aprendeu, ela passou a se considerar mais apta para ministrar suas aulas aos alunos. “O que aprendi me deixou mais ciente da parte mecânica dos automóveis. E, hoje em dia, sou até mais segura nas dúvidas que surgem durante as aulas práticas com os meus alunos”, comenta. A moradora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, gostou tanto da experiência que segue na Escola Pública de Trânsito fazendo outras especializações dentro da legislação de veículos e trânsito. “Conhecimento nunca é demais. Ainda mais quando é incentivador e gratuito”, argumenta.

Além do ‘Oficina sob Medida’, Michelli fez outros dois cursos (transporte coletivo de passageiros e transporte escolar). Ela, que se encantou com os módulos dados na escola do Detran, está participando do ‘Transporte em veículos de emergência’, com duração de 15 dias, com três aulas por semana, das 8h às 11h45. A instrutora de autoescola dá a dica: basta acompanhar o site do Detran para encontrar bons cursos. “Agora, há inscrições abertas para o curso de direção defensiva, outro que quero fazer, porque este dá acesso ao simulador de trânsito, agora obrigatório por lei”, explica.

O que aprendi me deixou mais ciente da parte mecânica dos automóveis. Conhecimento nunca é demais, disse Michelli - Reprodução Internet

Michelli Vieira, foto à esquerda, foi uma das alunas do curso ‘Oficina sob Medida’, exclusivo para mulheres. A próxima edição começa a partir do dia 26, na Escola Pública de Trânsito, na Lapa. As alunas têm aulas com noções básicas para identificar e consertar problemas mecânicos e recebem certificado

O processo de inscrição nos cursos de educação para o trânsito do Detran são feitos através de um preenchimento de uma ficha, no site do órgão. Depois basta aguardar uma confirmação de matrícula. No caso específico do ‘Oficina sob Medida’, para participar, as interessadas devem ter Carteira Nacional de Habilitação válida, não podem estar suspensas ou cassadas e nem ter atingido o limite de 20 pontos no somatório de infrações nos últimos 12 meses. No fim do curso, as alunas receberão um certificado.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Tracker repaginado da Chevrolet no Salão de São Paulo

Veículo terá visual semelhante ao Cruze sedã. Tracker também está mais tecológico, com uma central multimídia

Rio - Além do Camaro e Cruze hatch, a Chevrolet vai apresentar no Salão de São Paulo o Tracker repaginado (não é uma nova geração), com visual alinhado ao inaugurado no novo Cruze sedã. Deste, também vem o motor 1.4 turbo, agora flex, dotado de injeção direta, sistema liga/desliga em parada breves, e 150/153 cv de potência e 24/24,5 kgfm de torque (gasolina/etanol). Junto do novo propulsor está o conhecido câmbio automático de seis velocidades e tração dianteira - segue sem opção 4x4.

O Tracker, mais tecnológico, vem com central multimídia MyLink, Android Auto e Apple CarPlay. O SUV também recebeu o sistema de assistência pessoal OnStar da Chevrolet

O Tracker também está mais tecnológico, com central multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay. O SUV também recebeu o sistema de assistência pessoal OnStar da Chevrolet. Outros novos equipamentos do utilitário esporte incluem leds nos faróis e lanternas, teto solar elétrico, rodas de 18 polegadas e o recurso de alertas anti-distração, ainda não explicados pelo fabricante.

LUGAR AO SOL
Está previsto para a novidade ser lançada no Brasil no fim do ano, com preços ainda não definidos. O Tracker repaginado precisará dosar muito bem valores, versões e equipamentos para se tornar competitivo nesta nova fase, uma vez que a primeira não decolou aqui no Brasil. O desafio de aparecer em um cenário tomado por Honda HR-V, Jeep Renegade e atualmente o Nissan Kicks não será fácil. O modelo de hoje custa a partir de R$ 80 mil.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Ex-prefeito de Campinas e Delúbio Soares viram réus na Lava Jato

Acusação do MPF denunciou seis envolvidos na lavagem de dinheiro do empréstimo fraudulento do Banco Schahin a José Carlos Bumlai em 2004

Hélio de Oliveira Santos durante debate entre candidatos à prefeitura de Campinas (SP) em setembro (Wagner Souza/Futura Press/Folhapress)

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba, aceitou nesta sexta-feira a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o ex-prefeito de Campinas Hélio de Oliveira Santos, conhecido como Doutor Hélio (PDT), o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o empresário Natalino Bertin e outros três acusados pela força-tarefa da Lava Jato por lavagem de dinheiro. Os crimes teriam sido cometidos na distribuição a campanhas políticas de parte do empréstimo de 12 milhões de reais feito em 2004 pelo Banco Schahin ao pecuarista José Carlos Bumlai, que nunca foi pago e acabou compensado por um contrato bilionário da empreiteira Schahin com a Petrobras.

Ao receber a denúncia do MPF, o magistrado disse haver provas de que os seis acusados cometeram o crime. Na denúncia oferecida a Moro, os procuradores da Lava Jato descreveram, com base no rastreamento bancário dos denunciados, como se distribuiu metade do valor do empréstimo milionário.

A pedido do PT, segundo a denúncia, o frigorífico Bertin recebeu os valores do Banco Schahin e pagou 95.000 reais à King Graf, fornecedora da campanha do PT em Campinas em 2004, 3,9 milhões de reais à NDEC Núcleo de Desenvolvimento de Comunicação e à Omny Par Empreendimentos e Consultoria, prestadoras de serviços da campanha de Doutor Hélio naquele ano, e 150.000 reais ao escritório Castellar Modesto Guimarães Filho, para bancar a defesa do empresário e lobista Laerte de Arruda Corrêa Júnior, já falecido.

Além de Hélio, Delúbio e Bertin, também viraram réus os publicitários Armando Peralta Barbosa e Giovani Favieri, donos da NDEC e da Omny, e o ex-presidente do Banco Schahin Sandro Tordin. Segundo o Ministério Público Federal, Barbosa, Favieri, Tordin e o ex-tesoureiro do PT participaram de reuniões para discutir o empréstimo fraudulento a Bumlai, já condenado a nove anos e dez meses de prisão na Lava Jato.

Esta é a segunda ação penal aberta por Sergio Moro contra Delúbio Soares na Lava Jato por lavagem de dinheiro. Condenado a seis anos e oito meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, Delúbio é réu no processo que apura a distribuição dos outros seis milhões de reais do empréstimo do Schahin ao empresário Ronan Maria Pinto por meio de empresas do operador do mensalão, Marcos Valério.

Doutor Hélio teve o mandato cassado pela Câmara Municipal de Campinas em 2011, acusado de omissão diante da corrupção na companhia municipal Sanasa, negligência na defesa do bem público na aprovação de loteamentos irregulares e procedimento incompatível com o cargo na aprovação da instalação de antenas de telefonia celular na cidade.

Embora enquadrado na Lei da Ficha Limpa, Hélio voltou a se candidatar à prefeitura de Campinas nas eleições municipais deste ano. Teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e recorreu da decisão, o que garantiu seu nome na urna eletrônica. Os 27.915 votos que recebeu foram anulados pela Justiça Eleitoral.

Por João Pedroso de Campos
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

A Moro, Duque fala em ‘disposição total’ em colaborar com a Justiça

Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras

O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque esteve frente a frente com o juiz federal Sergio Moro nesta sexta-feira, em uma audiência da ação penal em que é réu por receber e intermediar propinas em um contrato da Apolo Tubulars com a estatal petrolífera. 

Como de praxe, o agora barbudo Duque se manteve calado diante do magistrado, mas desta vez fez uma observação que pode ser interpretada como um indício de que ele pode optar por uma tardia delação premiada com força-tarefa da Operação Lava Jato. Disse Duque: “Eu quero reiterar minha disposição total em colaborar com a Justiça, mas no momento por recomendação do meu advogado eu vou permanecer calado”.

Por: João Pedroso de Campos
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

‘Deixa eu responder em liberdade’, diz José Dirceu a Moro

Ex-ministro da Casa Civil do governo Lula depôs ao juiz da Lava Jato nesta sexta-feira na ação penal em que é réu por suposto recebimento de propina

4 - Ex-tudo José Dirceu (Rodolfo Buhrer/Reuters/Reuters)

Condenado a 20 anos e dez meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa, e réu em outra ação penal da Operação Lava Jato, o ex-ministro José Dirceu aproveitou uma audiência diante de Sergio Moro na Justiça Federal em Curitiba nesta sexta-feira para apelar às emoções do magistrado. Ao final de sua oitiva, em que negou ter recebido propina de contratos da Apolo Tubulars com a Petrobras e julgou a denúncia do Ministério Público como “completamente inepta”, Dirceu disse que gostaria de fazer colocações finais e afirmou que “gostaria de pleitear o direito que eu considero que eu tenho, de responder esse processo em liberdade”.

Moro lembrou a Dirceu que o processo em que ele tem uma condenação e um mandado de prisão preventiva é outro, sobre recebimento de propinas da Engevix, mas o ex-ministro insistiu. “Não é crível que alguém acredite que eu vou fugir ou obstruir a Justiça ou muito menos que sou uma ameaça à ordem pública na situação em que eu estou, preciso sair para trabalhar para sustentar minha filha que tem seis anos de idade”, apelou José Dirceu.

O petista prosseguiu, dizendo que “o Supremo diz que a condenação para cumprir pena é a segunda instância, suponho que na primeira instância eu possa pleitear ao senhor a minha liberdade”. Acabou ouvindo de Moro que as provas que levaram à sua condenação “mostram que o senhor recebeu propina inclusive enquanto estava sendo julgado na ação penal 470”.

José Dirceu retrucou, enumerando suas razões e garantindo que não busca “piedade de ninguém”. “Tenho mais de 70 anos, tenho uma filha menor, preciso trabalhar, a realidade da minha família toda é de dificuldade financeira. Não estou dizendo isso para ter piedade de ninguém, a responsabilidade é minha pelo que aconteceu, estou dizendo isso que são fatos objetivos, para não passar à opinião pública a ideia de que eu tenho renda, sou rico.”

Após ouvir do petista o apelo final, “deixa eu responder em liberdade meu processo pra eu tocar minha vida”, Moro ponderou que Dirceu tem um advogado “competente”, que buscaria sua liberdade nas instâncias recursais.

Por João Pedroso de Campos
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Servidor delatou uso ilegal da Polícia do Senado contra Lava JatoO policial legislativo Paulo Igor denunciou as ilegalidades na Polícia Federal


Policial Paulo Igor denunciou embaraço às diligências da Polícia Federal

A operação da Polícia Federal que prendeu o diretor da Polícia Legislativa do Senado, Pedro Ricardo de Carvalho, apaniguado do presidente do Congresso, Renan Calheiros, foi possível graças a uma denúncia do policial Paulo Igor Bosco Silva. Em uma notícia-crime enviada à Corregedoria da Polícia Federal, Paulo Igor denunciou que a Polícia Legislativa do Senado utilizou seu pessoal para “embaraçar diligências investigativas” da PF e do Ministério Público Federal em relação a senadores e um ex-parlamentar graúdo envolvidos com o esquema criminoso da Operação Lava Jato. VEJA teve acesso à íntegra do inquérito da Operação Métis.

Paulo Igor denunciou que o diretor da Polícia do Senado enviou equipes em julho de 2014 para encontrar escutas ambientais e interceptações telefônicas nos endereços particulares do senador Edison Lobão Filho e do pai dele, Edison Lobão, então ministro de Minas e Energia, nos endereços de Brasília e de São Luís, no Maranhão. O senador Edison Lobão é investigado por receber propina de empreiteiras envolvidas com os desvios bilionários na Petrobras. Na capital maranhense, os policiais foram deslocados para os escritórios da família Lobão nos bairros Olho D’Água e Quintas do Calhau. O policial narrou a preocupação dos colegas que tinham ido a São Luís no momento em que passaram pelos detectores de metal no aeroporto, com o material de varredura do Senado.

As varreduras ilegais da Polícia do Senado, que funcionavam como contrainteligência às ações legais da PF, também foram feitas a pedido dos senadores Ciro Nogueira, Gleisi Hoffmann e Fernando Collor de Mello, todos investigados como beneficiários de recursos do esquema de corrupção descoberto pela Lava Jato. Gleisi recebeu 1 milhão de reais do esquema fraudulento administrado pelo doleiro Alberto Youssef. A varredura preventiva em favor de Collor de Mello foi feita na “Casa da Dinda”, como é chamada sua residência no Lago Norte, em Brasília. A equipe da Polícia do Senado, segundo Paulo Igor, tentou impedir o acesso de policiais federais e dos procuradores da República durante busca e apreensão determinada pelo Supremo Tribunal Federal tanto na Dinda quanto em um apartamento funcional do senador Collor.

O ex-senador José Sarney também foi beneficiado com a varredura preventiva, em julho de 2015, em seu escritório particular no Edifício Office Tower, no Setor Hoteleiro Norte de Brasília. Na época, Sarney não desempenhava nenhum cargo legislativo. O político também é acusado de embolsar dinheiro do esquema de corrupção descoberto pela Lava Jato. Para o Ministério Público Federal, trata-se de uso ilegal da estrutura do Senado para realizar medidas de contrainteligência.


Por Thiago Bronzatto Hugo Marques
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Delator detalha como e onde Renan recebia propina do petrolão

VEJA teve acesso ao depoimento que detona Renan Calheiros - e narra até com que códigos o 'homem da mala' entregava as propinas ao senador

MAIS PERTO DO FIM - Renan Calheiros, o todo-poderoso presidente do Congresso, na mira dos investigadores da Lava-Jato: cada vez mais próximo do desfecho de Eduardo Cunha (Cristiano Mariz/VEJA)

O encontro era quase sempre marcado em um hotel discreto no Rio de Janeiro. Uma funcionária do Senado aparecia no horário combinado, identificava-se por meio de uma senha previamente acertada e recebia a coisa — às vezes em envelopes, às vezes em bolsas, quase sempre em malas cheias, conforme o valor da propina acertado para o dia. 

Valores que variavam de 250 000 a 1 milhão de reais. Era assim, sem nenhuma sofisticação, que parte do dinheiro desviado da Petrobras chegava às mãos do senador Renan Calheiros, presidente do Congresso. 

Transações que somaram milhões de reais se repetiram por mais de uma década sem que ninguém suspeitasse, financiaram campanhas políticas do PMDB e, agora, fornecem pistas sobre a origem da fortuna acumulada pelo presidente do Congresso. São esses detalhes, contados por um dos delatores da Lava-Jato em depoimentos sigilosos prestados à Procuradoria-Geral da República, que podem levar Renan a percorrer uma trilha semelhante à de Eduardo Cunha.

Por Thiago Bronzatto
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Falta de habilitação de 'cinquentinha' dará multa a partir de 1º de novembro

Foto por: Divulgação

Além do aumento dos valores das multas de trânsito, começa a valer em 1º de novembro a exigência de habilitação para guiar motos "cinquentinhas", como são conhecidos os ciclomotores, informa o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A aplicação dessas multas foi adiada 3 vezes: a previsão inicial era começar em março passado.

O Denatran chegou a dizer que a cobrança começaria em junho último, mas depois voltou atrás e declarou que seria apenas a partir de novembro. Na época, vários estados chegaram até a emitir as multas e o órgão indicou que os usuários podiam recorrer.

Por que tinha sido adiada?
No último adiamento, o Denatran disse que a lei 13.281, que determina o aumento das multas, também inclui a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) no Código de Trânsito Brasileiro, como um dos documentos aceitos para conduzir "cinquentinhas".

Como essa lei só começa a valer no próximo dia 1º, as multas foram adiadas até que ela vigore.

Valor da multa
Quem for pego conduzindo "cinquentinha" sem habilitação cometerá infração gravíssima com multa agravada, que é multiplicada por 3. Assim, como a penalidade para infração gravíssima subirá para R$ 293,47 em 1º de novembro, a cobrança por rodar sem habilitação chegará a R$ 880,41. O veículo também poderá ser apreendido.

Documentos que são aceitos
Para guiar "cinquentinha" é preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos, ou a ACC, um documento pouco conhecido do público.
Como obter?

O processo é semelhante ao da obtenção da CNH, com curso e provas teórica e prática.

São 20 horas/aula no curso teórico e 10 horas/aula para a parte prática.

Vantagens
O curso de ACC é mais rápido.

São necessárias 20 horas/aula no curso teórico e 10 horas/aula para a parte prática.

Enquanto isso, para tirar a carteira de habilitação A são necessárias 45 horas/aula de teoria e 20 horas/aula de prática.

Desvantagens
Na maioria dos estados, as taxas cobradas pelos Detrans para emissão da ACC têm os mesmos valores da emissão da CNH do tipo A.

Além do valor da taxa de emissão, que é fixado pelos Detrans, são cobrados ainda os cursos da autoescola e exames médico e psicotécnico, exatamente como na CNH.

Mas a ACC só permite conduzir "cinquentinhas"; a carteira de habilitação na categoria A pode ser usada para qualquer tipo de moto.

CNH (CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO)

Vantagens
Com a CNH da categoria A é permitido conduzir qualquer tipo de moto, enquanto a ACC é restrita às "cinquentinhas".

Por ser mais procurada e mais comum que a ACC, é mais fácil encontrar Centros de Formação de Condutores (CFCs) que ofereçam esse curso e todos os Detrans do país emitem esse documento.

Algumas autoescolas também fazem promoções para quem tira a CNH na categoria B (para carros) tirar também a de moto, por um custo menor.

Desvantagens
É preciso consultar o Detran do estado para saber se as taxas cobradas para CNH são maiores do que para ACC. Consulte também o valor cobrado pelas autoescolas, que não é tabelado.

Outra questão é que o curso para obter a carteira de habilitação é mais demorado, o que pode encarecê-lo: são necessárias 45 horas/aula de teoria e 20 horas/aula de prática. Para a ACC, são 20 horas/aula no curso teórico e 10 horas/aula para a parte prática.

Cerco às 'cinquentinhas'
Além da exigência de documentação, os condutores de "cinquentinhas" também estão sendo cobrados pelo licenciamento dessas motos. Até pouco tempo, uma grande parte delas rodava sem placa. Isso porque a legalização ficava por conta das prefeituras e muitas alegavam que não tinham como dar conta do serviço.

Em julho de 2015, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mudou a regra e determinou que os Detrans deveriam emplacar os ciclomotores. Por causa disso, os licenciamentos de "cinquentinhas" aumentaram 280% naquele ano, na comparação com o anterior.

Como é lei para todas as motos, para a guiar a cinquentinha é necessário sempre estar de capacete.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.