terça-feira, 18 de outubro de 2016

Duas escuras luas misteriosas aparecem em Urano


Como os outros gigantes gasosos do nosso sistema solar, Urano tem um sistema de anéis, apesar de não ser tão espetacular quanto o de Saturno. Urano tem vários satélites naturais – 27 para ser exato. Novas pesquisas sugerem que esse número tem que ser atualizado, já que dados coletados pelo Voyager 2 em 1986 apontam para a presença de duas luas desconhecidas.

Urano está 20 vezes mais longe de nós do que a distância entre o Sol e a Terra. Essa distância toda dificulta a observação, por isso a histórica viagem de 1986 foi muito importante para melhorar o conhecimento humano sobre o planeta. Antes da missão, só conseguíamos visualizar 10 luas diferentes.

Mesmo trinta anos depois, os dados coletados pela sonda ainda estão rendendo frutos. Os cientistas planetários Rob Chancia e Matthew Hendman da Universidade de Idaho (EUA) revisaram os dados e notaram algo peculiar nos anéis Alpha e Beta do planeta.

Os dois anéis exibem uma série de padrões ondulados consistentes com a presença de duas pequenas luas. “Esses padrões podem ser ondas de pequenas luas orbitando o exterior desses anéis”, escreveram os pesquisadores no trabalho.

A observação é compatível com as características das outras luas de Urano, como Cordelia e Ophelia, que exercem pressão gravitacional na poeira, rochas e gelo que fazem parte dos anéis.

Se for confirmado que essas duas alterações nos anéis são causadas por luas, elas são provavelmente muito pequenas, com apenas 4 a 14km de diâmetro. Elas seriam as menores luas existentes no planeta.

Com base nessas informações e hipóteses, os pesquisadores esperam inspecionar melhor Urano com o telescópio Hubble. Se mesmo isso falhar, é possível que uma sonda seja enviada para o local, já que a última vez que “estivemos” por lá foi há 30 anos e a tecnologia evolui enormemente. [Gizmodo]

por Juliana Blume
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário