quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Surto entre micos ainda é desconhecido

Moradores não ouviram falar de doença que pode ser transmitida a humanos e acreditam em envenenamento

Rio - Alheios aos riscos de contaminação a humanos a um suposto surto de virose em micos que frequentam a Praça Pio XI, no Jardim Botânico poderia causar, pais levaram os filhos para curtir o Dia das Crianças no local. Moradores ainda desconfiavam que alguém tenha envenenado os animais, como ocorreu em outras ocasiões, e desconheciam o parecer sobre a virose do veterinário Jeferson Pires, chefe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Estácio de Sá.

Como O DIA mostrou ontem, os micos podem estar sendo vitimados pelo gravíssimo vírus da herpes do tipo simiae, segundo o veterinário. Em apenas 24 horas, seis animais foram mortos e cinco contaminados. Se transmitido pelos macacos, diz ele, pode ser fatal a seres humanos, devido ao risco de causar encefalite (infecção no cérebro). A contaminação se dá por arranhões e mordidas. Por isso, Pires recomenda evitar qualquer tipo de contato com primatas na rua com tremores, dificuldade de coordenação motora ou convulsões.

No Cras, da Estácio, os animais são examinados: em 24h, seis morreram e cinco ficaram contaminados - Reprodução Facebook

“Se foi envenenamento, o povo está revoltado”, afirma o ambientalista do Greenpeace Nilo D’Avila, que mora no local e já viu um bichinho morrer no seu quintal. Ele afirma que existem dois grupos. Um com 20 e outro com 35 macacos-pregos, que se revezam nas invasões domésticas. “Na passagem do inverno para a primavera, eles vêm muito porque é quando tem menos comida nas florestas”, explica. Já no verão, a abundância de frutas nas árvores torna mais rara a presença dos animais nas casas.

Mas o que querem, afinal, os macaquinhos? “Ontem, eles abriram meu armário e roubaram macarrão”, lembra o radialista Marcos Muller. Entre os objetos furtados, há relatos mais inusitados de moradores: já levaram embora dentadura, vitamina, celular e até camisinha. A jornalista Lísia Palombini não dá comida. Mas nutre afeto por eles, mesmo que já tenham jogado fezes dentro de seu apartamento. “Não me sinto invadida. Fomos nós que invadimos o espaço deles”, diz.

Reportagem do estagiário Caio Sartori
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário