quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Botafogo volta a marcar depois dos 40, bate Santa e faz a quina no Brasileirão

Rodrigo Pimpão faz o gol que garante a quinta vitória seguida do Alvinegro na competição e aproxima o Glorioso da disputa pela terceira colocação

Rio - O ditado de que o jogo só termina quando o juiz apita têm sido encarado ao pé da letra pelo Botafogo. Pela quarta partida consecutiva no Brasileirão, o Glorioso aproveita até os últimos minutos para tentar garantir a vitória e com um gol de Rodrigo Pimpão aos 41 do segundo tempo, bateu o Santa Cruz nesta quarta-feira, alcançando o quinto triunfo consecutivo na competição.

Com 53 pontos e consolidado na 5ª colocação na tabela, o Botafogo não só sonha com uma vaga na Libertadores como vê o Atlético-MG, terceiro lugar na tabela com 56 pontos, como um time possível a ser alcançando e conseguir a vaga direta na fase de grupos do torneio continental.

Rodrigo Pimpão sacramentou a quinta vitória seguida do Botafogo no Brasileirão - Chico Peixoto/Estadão Conteúdo

Após a quinta vitória consecutiva, o Botafogo têm dez dias para se preparar e voltar a campo do no sábado, dia 29, quando recebe o Coritiba, às 18h30, na Arena da Ilha. Já o Santa Cruz caminha a passos largos para o rebaixamento e segue na 19ª posição com 23 pontos.

O JOGO

Embalado pelas quatro vitórias seguidas e a posição consolidada dentro do G-6, o Botafogo tinha pela frente um Santa Cruz desacreditado na manutenção na Série A até mesmo pela sua torcida que teve pouca presença no Arruda. E nada melhor do que um adversário fragilizado para engatar a quina no Brasileirão e tentar colocar nos primeiros colocados. Ledo engano.

A primeira chance da partida foi do Santa Cruz. Keno foi lançado em velocidade pela direita e cruzou rasteiro buscando Bruno Moraes. O atacante até se jogou em carrinho para tentar alcançar a bola, mas faltou perna para balançar as redes. Com o campo ruim e dificuldades na troca de passes, o Botafogo dominava a posse de bola mas se ressentia da presença de Camilo na criação das jogadas. Muito marcado, o camisa 10 pouco conseguia receber a bola.

Em um fraco e pobre primeiro tempo de oportunidades criadas, o Botafogo ficou limitado a duas finalizações perigosas. Uma com Neilton, que Tiago Cardoso precisou trabalhar para segurar a bola. E a outra com Rodrigo Pimpão, que buscou o chute mais colocado e não exigiu muito do arqueiro pernambucano. Buscando o contra-ataque, o Santa Cruz mostrou porque está na vice-lanterna e com a ida para Série B praticamente sacramentada, falhando em criar qualquer dificuldade para o gol de Sidão.

Diferentemente do primeiro tempo, a segunda etapa começou cheia de emoções. Logo aos 2, Camilo em duas cobranças de escanteio achou Joel Carli e Dudu Cearense para cabecear. Na primeira, João Paulo tirou em cima da linha e na segunda, Tiago Cardoso evitou o gol do Botafogo. A partida ficou aberta e o Santa Cruz tentava atacar. Aos 8, Emerson teve grande chance de fazer para o Alvinegro, mas a cabeçada passou rente a trave.

Os pernambucanos responderam duas vezes com perigo. Primeiro em chute de longe de Uillian Correia e depois com Bruno Moraes, que chutou na lateral da parte de fora da rede de Sidão. O goleiro do Botafogo apareceria novamente em boa falta cobrada por João Paulo e defendida pelo camisa 1. A resposta do Alvinegro veio com Pimpão, que após receber de Camilo, tentou encobrir Tiago Cardoso, mas errou completamente. Na sequência foi a vez de Neilton balançar na frente de Léo Moura e chutar colocado para deslocar o goleiro do Santa, porém, a bola passou raspando a trave.

Ligado nos contra-ataques, o Botafogo ia perdendo gols em sequência. Aos 31, Sassá teve a sua primeira chance na partida de se isolar na artilharia do Brasileirão. O atacante foi lançado por Neilton, invadiu cara a cara com Tiago Cardoso e tentou encobrir o arqueiro do Santa Cruz, que conseguiu se recuperar na jogada e tocar para escanteio.

O relógio já marcava 41 e o zero seguia no placar no Arruda. Nada que preocupasse o Botafogo. Nas últimas três vitórias no Brasileiro, o Alvinegro marcou nos minutos finais das partidas. E o roteiro se repetiu em Recife. Alemão fez boa jogada pela direita e levantou na área. Léo Moura e Tiago Cardoso ficaram indecisos e Rodrigo Pimpão apareceu para cabecear a bola para o gol. 1 a 0 para o Glorioso em Pernambuco.

Com o gol sofrido e o rebaixamento para a Série B cada vez mais consolidado matematicamente, o Santa Cruz se lançou de qualquer jeito ao ataque nos acréscimos. Aos 46, João Paulo quase consegue empatar. Em cobrança de falta, o camisa 10 bateu no canto de Sidão, que voou na bola e viu ela bater caprichosamente na trave. Mas o placar já estava fechado no Arruda e o Botafogo alcançou a quinta vitória seguida no Brasileirão, sonhando agora não só com a Libertadores, mas também com a terceira colocação.

FICHA TÉCNICA

SANTA CRUZ 0x1 BOTAFOGO

Estádio: Arruda
Público: 3.480 presentes
Árbitro: Braulio da Silva Machado
Gol: Rodrigo Pimpão (Botafogo, aos 41' do 2ºT)
Cartões Amarelos: Joel Carli, Emerson Santos (Botafogo)
Cartões Vermelhos:

SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Léo Moura, Luan Peres, Danny Morais e Roberto; Uillian Correia (Mazinho), Derley (Jadson) e João Paulo; Marion (Arthur), Keno e Bruno Moraes; Técnico: Doriva

BOTAFOGO: Sidão; Alemão, Joel Carli, Emerson Santos e Victor Luis (Gervásio Núñez); Dudu Cearense (Sassá), Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e Camilo; Neilton (Leandrinho) e Rodrigo Pimpão; Técnico: Jair Ventura

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário