quarta-feira, 12 de outubro de 2016

7 bizarrices genéticas criadas pelo homem que você pode ter em casa


Os organismos geneticamente modificados são definidos como toda entidade biológica cujo material genético foi alterado por meio de qualquer técnica de engenharia genética, de uma forma que não ocorreria naturalmente. Hoje em dia, a tecnologia permite que os seres humanos façam experiências onde genes individuais selecionados sejam transferidos de um organismo para outro, inclusive entre espécies não relacionadas. Já leu nossa matéria com o que acontece geneticamente quando primos resolvem se casar?

Mas e aí, vocês já viram ou conhecem algum animal geneticamente modificado? Pensado nisso, nós fomos atrás na internet de alguns animais geneticamente modificados que foram criados pelo homem e que você poderia ter em casa hoje mesmo, confiram:

1 – Gato Lobisomem

A criatura chamada Lykoi tem a pelagem escassa e desigual devido a uma anomalia genética rara. O genge responsável por deixar o animal semelhante a um sarnento causa estragos nos folículos pilosos dos gatos, deixando-os incapazes de produzir e manter o pelo macio, o que deixa os bichanos mais atraentes. Mesmo com essa anomalia, felizmente esses animais parecem não sofrer quaisquer efeito adversos a saúde, e embora os geneticistas e veterinários alertem que problemas potenciais pode não se manifestar até que os animais cheguem aos 6 ou 7 anos de idade. Confira também a nossa matéria que mostra o que o seu corpo tem a dizer sobre a sua genética?

2 – Cabras Damascenas

Nativas da Síria, as cabras damascenas também costumam ser chamadas de Aleppo, Baladi ou Shami, mas a coisa que vocês não podia imaginar é que elas são chamadas de lindas. No ano de 2011, em Riad, na Arábia Saudita, uma cabra dessas ganhou o título de de mais bela cabra em uma competição, e por incrível que pareça, esse era um concurso de beleza para cabras. Essas cabras são criadas principalmente por causa de seu leite, e esses caprinos tiveram algumas participações especiais na literatura e no folclore árabe, onde esses animais são elogiados por “caráter especial, características marcantes e nobreza”.

Para quem não sabe, não foi a natureza que fez esses bichos serem tão peculiares assim, pois os seres humanos e seus ajustes seletivos podem levar todo o crédito por esta “obra-prima”.

3 – Porcos de Meishan

Os famosos Porcos Taihu da China, são mais especificamente do Lago Taihu, localizado entre ramos mais baixos do delta do Rio Yangtze. Uma variação notável dessa espécie é a Meishan, que tem ganhado atenção. Os porcos Meishan foram levados para os EUA através de uma colaboração entre a Universidade de Illinois, a Universidade do Estado de Iowa e do Departamento de Agricultura dos EUA. O que tem de diferente nesses porcos é que eles atingem a maturidade sexual de dois e meio a três meses após o nascimento, tendo uma vida reprodutiva útil e longa, e ainda podem dar a luza até 16 leitões por vez. Todos esses fatores se combinam para tornar a raça mais prolíficos na existência.

A maneira como esses procos se reproduzem é o principal motivo por eles serem importados, com os agricultores sonhando com a perspectiva de suínos que se multiplicam. O único problema dessa raça é que eles produzem grandes quantidades de gordura corporal, e mesmo com os padrões norte-americanos, a carne é muito gordurosa.

4 – Canários Gibber Italicus

O Canários Gibber Italicus pode parecer que está doente, mas não está. Na verdade, não existe nada de errado com esse pássaro, há não ser com a sua aparência. Os entusiastas por canários italianos que os criaram queriam que eles fossem exatamente assim, e suas motivações são tão desconhecidas quanto o resultado dessa experiência. Uma das únicas explicações é que os criadores foram ofendidos por canários de alguma forma, e essa foi uma forma de vingança (risos).

5 – Variações do Porquinho-da-Índia

O animal dessa foto é chamado de porco magro pelo fato de que sua pelagem foi retirada geneticamente, deixando somente a pele exposta. Mas os porcos magros costumam ter um pouquinho de pelo, geralmente nos pés e face. O homem fez mutações com a raça em laboratórios, e fizeram alguns cruzamentos repugnantes. Bom, alguns laboratórios vão na direção oposta e incentivam o crescimento do pelo, até ficarem parecidos com o porco Texel Guinea, que parece ter uma peruca.


6 – Baudet du Poitou (Burros de Poitou)

Esse burro sujo com o pelo todo embaraçado é um Burro de Poitou, uma raça francesa que mesmo seu essa cabeleira toda, eles são alguns dos maiores burros do mundo. A pelagem peculiar faz parte desses animais desde o início dos anos 1700. No ano de 1977 foi feita uma pesquisa que constatou que havia apenas alguns Poitous remanescentes na Terra. Entusiastas destes animais, reuniram para trazer a raça de volta a beira da extinção. Graças a seções de reprodução premeditadas da raça, hoje existem cerca de 1.000 desses animais na Terra.

7 – Pombos de Budapeste

Talvez esse seja o animal mais feio dessa lista, e quem sabe uma prova de que os humanos deveriam deixar a mãe natureza fazer o trabalho dela em paz. Vários pássaros são extremamente feios quando filhotes, mas o Pombo de Budapeste é feio por toda a sua vida. Essa criaturas foram desenvolvidos no início do século 20 pelos irmãos Pöltl da Hungria. Suas deformações podem indicar que eles exigem alimentação pela mão quando são filhotes, até porque, sua cabeça é formada 75% pelos globos oculares.

E aí amigos, já conheciam todos esses animais geneticamente modificados? Comentem!

por Mateus Graff
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário