Com cerca de 40 quilômetros de extensão, a rachadura fez com que a Grã-Bretanha fechasse uma base de pesquisas na região
Rachadura na Antártica (YouTube/Reprodução)
Uma rachadura de cerca de quarenta quilômetros de extensão na Antártica, que levou a Grã Bretanha a fechar uma base de pesquisas, está sendo monitorada pelos cientistas e foi filmada pelo Instituto de Pesquisa Antártico Britânico (BAS, na sigla em inglês). Localizada na plataforma de gelo Brunt, no mar de Weddell, parte do Oceano Antártico, a rachadura ganhou o nome de “fenda Halloween” por ter sido descoberta no dia das bruxas, 31 de outubro, em 2016.
Segundo o BAS, existe a possibilidade que a rachadura se rompa, dando origem a um gigantesco iceberg e, se isso acontecer, a base, chamada Halley VI, pode ser destruída. Por essa razão, os dezesseis pesquisadores que ficariam na estação no período de inverno, entre março e novembro, irão para casa e a base será levada para longe das rachaduras.
Confira do vídeo feito pelos cientistas:
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário