terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Em Pernambuco, PF faz operação contra doador de Eduardo Campos

Investigadores descobriram outra empresa envolvida na compra de avião que caiu com ex-governador; estão sob suspeita doações para Campos em 2010 e 2014

O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), falecido em 2014

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Vórtex, desdobramento da Operação Turbulência, para investigar mais uma empresa envolvida na polêmica compra do avião Cessna Citation. A aeronave caiu em agosto de 2014, levando o então candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB). Campos faleceu no acidente aéreo, ocorrido em Santos (SP), aos 49 anos.

Nesta etapa são investigados os crimes de corrupção, direcionamento de licitação e lavagem de dinheiro, que teriam movimentado cerca de 600 milhões de reais desde 2010, tendo como alvo os donos do avião em que estava o ex-governador. Ao todo, 30 policiais federais cumprem dez ordens judiciais em Pernambuco, sendo seis mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva.

A investigação partiu da análise das contas das empresas envolvidas na compra da aeronave e identificou que uma das companhias investigadas na Operação Turbulência teria sido utilizada apenas como conta de passagem, pois recebeu valores de outra empresa dois dias antes de realizar a compra do avião. Esta outra empresa, que repassou os valores, ainda não havia sido investigada.

“Ao investigar mais a fundo a empresa remetente dos recursos, verificou-se que ela possui contratos milionários com o governo do Estado e que suas doações a campanhas políticas aumentaram de forma exponencial ao longo dos últimos anos, notadamente para o partido e candidatos apoiados pelo ex-governador do Estado, Eduardo Campos”, diz a nota divulgada pela PF.

O nome da operação é uma referência ao jargão aeronáutico, vórtex (ou vórtice), que é o nome dado ao movimento de massas de ar em formato de redemoinho ou ciclone que geralmente precede a turbulência.

Turbulência
A Operação Turbulência, realizada em junho de 2016, apurava a suspeita de delitos no financiamento das campanhas de Campos à reeleição para o governo de Pernambuco em 2010 e para o Planalto na eleição seguinte. Naquele ano, após o falecimento de Campos, a ex-senadora Marina Silva (Rede) assumiu a cabeça-de-chapa e terminou a eleição presidencial em terceiro lugar, atrás de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

À época, a delegada da PF Andréa Pinho disse que o envolvimento de Eduardo Campos não era o alvo da Operação, mas que era possível afirmar que as campanhas dele foram “beneficiadas” pelas empresas investigadas. Neste mês, o empresário João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho, conhecido como João Lyra, assinou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF).

Lyra é visto pela PF como intermediário de propina de empreiteiras para Campos. São investigados repasses da Camargo Corrêa e da OAS, que teriam origem em desvios praticados em obras da Petrobras em Pernambuco e na transposição do Rio de São Francisco.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário