quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

A história por trás da foto de uma criança que chocou a Argentina

© Facebook Menino tenta beber água onde crianças indígenas normalmente pedem esmolas

No último dia 14, o site argentino de notícias Misiones Online publicou uma imagem de um menino indígena da etnia guarani mbya que causou repercussão nas redes sociais do país.

A foto, tirada por volta do meio-dia, mostra uma criança de cerca de cinco anos ajoelhada sobre uma poça escura tentando beber água. Os termômetros marcavam 38 graus àquela hora.

A fotógrafa, que também é repórter do site, viu a cena enquanto esperava um semáforo em uma das principais avenidas da cidade de Posadas, capital da província de Misiones, próxima à fronteira com o Paraguai.

A imagem chegou até Migue Rios, um jovem argentino que trabalhou para o Unicef e fez trabalhos voluntários em várias ONGs. Ele postou a foto em sua conta pessoal no Facebook com a legenda: “Enquanto o país está em chamas, esta criança guarani está bebendo água do chão. Estamos fazendo algo errado nesta sociedade, não?”.

O post já foi compartilhado mais de duas mil e quinhentas vezes.

Segundo o site argentino, é comum que famílias indígenas morem em acampamentos improvisados nas praças da cidade. Os adultos geralmente vendem artesanato e as crianças pedem esmola em semáforos e locais públicos. “Apesar de receberam assistência permanente, eles resistem a deixar a região já que aqui ganham mais do que em seus vilarejos”, diz a notícia.

Outra jornalista do Misiones Online enviou a foto a um grupo de amigas que se mobilizou para levar garrafas de água, picolés e outros mantimentos às famílias que estavam no local.

O noticiário afirmou que publicou a imagem para “mostrar esta realidade que existe há vários anos e que faz parte da capital da província de Misiones, na qual adultos exploram crianças que pedem esmolas e famílias inteiras de guaranis mbyá moram em praças e avenidas”.

fonte
por Carolina Marins
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário