quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

“Asteroide Halloween” está voltando para assombrar a Terra ano que vem


Um asteroide com um formato curioso fará uma segunda visita ao nosso sistema solar desde sua descoberta, em 2015, no final do ano que vem.
O objeto, chamado 2015 TB145, é conhecido como “Asteroide Halloween” por bons motivos: em certas condições, lembra um crânio humano; é tão escuro quanto carvão; sua abordagem mais próxima da Terra em sua visita anterior foi em 31 de outubro; e ele provavelmente é um cometa morto.

Órbita
O primeiro voo conhecido do asteroide passou pela Terra apenas um pouco mais distante que a órbita da lua, a 486.000 quilômetros. Ele não chegará tão perto de nós de novo por mais 500 anos.

Por conta de sua grande inclinação orbital, a distância pela qual o objeto passa pelo planeta varia. Ele também não nos visita sempre no Halloween. Seu período orbital é de 1.112 dias, ou pouco mais de três anos. Então, toda vez que passa por aqui, o faz um pouco mais tarde do que da última vez.

O voo de 2018 acontecerá no início de novembro, e o asteroide estará muito mais longe, cerca de 105 vezes a distância entre a Terra e a lua.

Características
Usando uma variedade de telescópios, os pesquisadores conseguiram aprender muito sobre o asteroide durante sua passagem pela Terra em 2015.

“O objeto mede entre 625 metros e 700 metros, sua forma é um elipsoide ligeiramente achatado, e seu eixo de rotação era aproximadamente perpendicular à Terra no momento de sua maior proximidade”, disse o astrofísico Pablo Santos-Sanz, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia. “Além disso, sua inércia térmica (a quantidade de calor que retém e a velocidade na qual absorve ou transfere calor) é consistente com a de asteroides de tamanho similar”.

A razão pela qual não foi descoberto até 2015 pode ser, em partes, porque o objeto passa a maior parte do tempo além de Marte, e é muito pequeno.

Além disso, ele é muito escuro – o albedo, ou a quantidade de luz que reflete, é mais ou menos igual ao de um pedaço de carvão.


Ex-cometa
A excentricidade e a inclinação orbital do objeto sugerem que o asteroide já foi um cometa.

Desde então, perdeu todos os seus compostos voláteis após numerosas órbitas ao redor do sol, e agora é uma pedra morta que voa pelo espaço.

Estranho asteroide híbrido é encontrado
Quando o asteroide retornar este ano, mesmo que esteja muito mais distante, os pesquisadores vão aproveitar a oportunidade para aprender ainda mais sobre ele.

Ao fazer isso, eles podem compreender melhor outros objetos de massa similar que se aproximarem do nosso planeta também.
Um artigo sobre o asteroide foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics. [ScienceAlert]

fonte
por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário