terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Cientistas brasileiros descobrem seis novas espécies de tamanduás-anões

© Foto: Flávia Miranda / Projeto Tamanduá Espécimes de tamanduá-anão; até agora o animal era classificado como uma única espécie, Cyclopes didactylus, mas o novo estudo feito por cientistas brasileiros revelou que há outras seis.

Uma equipe de cientistas brasileiros descobriu seis novas espécies do tamanduá-anão, um mamífero que vive nas florestas tropicais da região amazônica e da América Central. O pequeno animal, também conhecido como tamanduaí, ou tamanduá-seda, era classificado originalmente em uma única espécie (Cyclopes didactylus). Mas as análises genéticas e anatômicas revelaram que o gênero Cyclopes se divide em pelo menos sete espécies distintas.

O estudo, publicado hoje na revista científica Zoological Journal of the Linnean Society, foi liderado pela zoóloga Flávia Miranda, coordenadora da ONG Projeto Tamanduá. A equipe de cientistas analisou 33 amostras de DNA e examinou mais de 300 espécimes do raro mamífero em coleções de museus de diversos países.

Os cienstistas descobriram que o gênero Cyclopes não se resume à espécie C. didactylus, mas geneticamente bem mais diversa, compreendendo pelo menos sete espécies. Além do C. didactylus, eles revalidaram três espécies já sugeridas em estudos anteriores: o Cyclopes ida, ao norte do rio Amazonas e na margem esquerda do rio Negro, o Cyclopes dorsalis, na América Central e na costa sul-americana do Oceano Pacífico, e o Cyclopes catellus, na Bolívia.

Além disso, foram identificadas mais três espécies completamente novas: Cyclopes thomasi - cujo nome homenageia o naturalista britânico Oldfield Thomas, que contribuiu no passado para o conhecimento sobre o tamanduá-anão -, o Cyclopes xinguensis, da bacia do rio Xingu, e o Cyclopes rufus, de Rondônia, cujo nome remete à sua coloração avermelhada.

"Ao longo de 10 anos, realizamos 19 expedições de com duração de dois a três meses pela América do Sul para procurar o pequeno tamanduá. Os intensos esforços dos museus e laboratórios também foram fundamentais para a descoberta", disse Flávia.

"Há quatro anos, nós descrevemos uma nova espécie de tapir da Amazônia brasileira e agora descobrimos seis novas espécies de tamanduás-anões. Provavelmente há muito mais novas espécies esperando para serem descritas em museus e na natureza. E elas podem ser extintas antes que tenhamos a chance de conhecê-las", disse outro dos autores do estudo, o biólogo e geneticista Fabrício Santos, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Pequenos animais noturnos que vivem nas copas das árvores, os tamanduás-anões são considerados os tamanduás menos estudados. Além de viverem na região amazônica, o tamanduá-anão também tem populações isoladas em áreas do Nordeste.

© Foto: Flávia Miranda / Projeto Tamanduá Espécime de tamanduá-anão; até agora o animal era classificado como uma única espécie, Cyclopes didactylus, mas o novo estudo descobriu que há outras seis.

Segundo Flávia, os cientistas já imaginavam que poderia haver mais de uma espécie de tamanduá-anão, pois as duas populações conhecidas no Brasil - a da Amazônia e a do Nordeste - ficam isoladas por mais de mil quilômetros.

A hipótese inicial era que no Pleistoceno, quando a floresta Amazônica e a Mata Atlântica sofreram retração, com o surgimento da Caatinga entre elas, as duas populações tenham ficado definitivamente isoladas e poderia ter ocorrido o processo de especiação - isto é, a espécie nordestina, naquele ambiente distinto, poderia ter se diferenciado geneticamente, dando origem a uma nova espécie.

"Quando inciamos as expedições, começamos a ver que eram sete espécies bem marcadas, com diferenças genéticas, morfológicas e biogeográficas. Cada uma delas ocorre em uma região distinta e cada região é separada das outras por grandes rios", explicou.

© Foto: Projeto Tamdanduá Zoóloga e médica veterinária, a autora principal da pesquisa, Flávia Miranda (à direita), extrai amostra de sangue de um tamanduá-anão; análise genética mostrou que existem pelo menos sete espécies distintas do…

Flávia afirma que as expedições foram extremamente trabalhosas. Os cientistas levaram nada menos que dois anos até conseguir capturar o primeiro tamanduá-anão. "É um bicho muito difícil de localizar. Ele é pequeno, pesa apenas 120 gramas e é um animal noturno. Mas, ao contrário de vários animais noturnos, seus olhos não brilham com o reflexo das lanternas. Ele é silencioso, não emite vocalizações e se desloca muito pouco", contou.

Para localizar os animais, era preciso caminhar pela floresta e observar as árvores atentamente - o tamanduá-anão raramente desce ao chão.

"É como procurar uma agulha em um palheiro. Quando encontrávamos um deles, subíamos na árvore com rapel e ele era capturado com as mãos e colocado em um saco de pano. No chão, o animal era anestesiado e fazíamos a biometria, análise das características do pelo e coleta de sangue para análise genética. Fazíamos também uma avaliação de seu estado de saúde e depois o soltávamos de volta na floresta", disse Flávia, que também é médica veterinária.

Conservação incerta
Recém-descobertas, as novas espécies têm seu estado de conservação ainda incerto, segundo Flávia. "Embora os tamanduás-anões em geral ainda estejam espalhados pela região da Amazônia, muitas das novas espécies podem estar sob grande pressão do desmatamento, da mineração e da agricultura, entre outras ameaças", disse a pesquisadora.

A Organização Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) classifica a população do tamanduá-anão no Nordeste na categoria "dados deficientes", evidenciando o escasso conhecimento sobre ela. Toda a população amazônica aparece na lista da IUCN na categoria "pouco preocupante".

© Foto: Flávia Miranda / Projeto Tamanduá Pequenos animais noturnos que vivem nas copas das árvores, os tamanduás-anões são considerados os tamanduás menos estudados.

De acordo com os pesquisadores, o tamanduá-anão é o mais noturno e mais arborícola - isto é, que vive preferencialmente nas árvores - dos tamanduás e se alimenta predominantemente de formigas. Como todos os tamanduás, ele tem hábitos solitários, exceto na época reprodutiva - e, ao contrário do que acontece com os demais, o tamanduá-anão macho ajuda nos cuidados com a cria.

O animal é pequeno, mas, quando se sente ameaçado, assume uma postura defensiva erguendo-se sobre as patas traseiras. Nessa posição, as patas traseiras e a cauda - que ele utiliza como se fosse um quinto membro - formam um tripé agarrando-se firmemente em algum apoio. Os membros superiores, com suas garras fortes e compridas, são posicionados próximos ao focinho do animal, que flexiona o corpo para frente agressivamente.

fonte
por Fábio de Castro
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário