terça-feira, 12 de dezembro de 2017

O que se sabe sobre o suspeito de tentativa de ataque em Nova York

© BBC Akayed Ullah chegou aos EUA com a família em 2011 | Foto: CBS

O suspeito de tentar bombardear o principal terminal de ônibus da cidade de Nova York tem 27 anos e é um imigrante de Bangladesh, segundo o comissário de polícia de Nova York James O'Neill.

Akayed Ullah é apontado como o responsável por detonar um explosivo caseiro perto do terminal da Port Authority nesta segunda-feira, na hora do rush. Ele ficou gravemente ferido e feriu levemente outras três pessoas.

O prefeito da cidade, Bill de Blasio, chamou o episódio de "uma tentativa de ataque terrorista".

Segundo O'Neill, Ullah estava vestindo um "dispositivo explosivo improvisado e de baixa tecnologia acoplado ao seu corpo", que foi detonado intencionalmente. As autoridades afirmam que ele agiu sozinho.

Ullah sofreu queimaduras e outros ferimentos e foi levado para o Hospital Bellevue.

© BBC Policiais caminham perto de terminal de ônibus alvo de ataque

Inspiração no Estado Islâmico
Ullah deixou Bangladesh rumo aos Estados Unidos com seus pais e irmãos em fevereiro de 2011 com um visto de imigração, segundo a rede de televisão americana CBS News.

Posteriormente, ele obteve o direito à residência permanente nos EUA - vivendo no bairro do Brooklyn, em Nova York. Segundo autoridades de Bangladesh, a sua última visita ao país foi em 8 de setembro.

© Reuters Equipes destinadas a desarmar bombas foram enviadas a local de ataque

Funcionários do governo americano disseram à agência de notícias Associated Press que Ullah se inspirava no grupo autodenominado Estado Islâmico, mas acredita-se que ele não tinha contato direto com o grupo.

O'Neill disse que Ullah "fez declarações (no momento da explosão), mas não vamos falar sobre isso agora".

Uma comissão que representa taxistas e motoristas de limusines em Nova York afirmou que ele teve uma licença como taxista de março de 2012 a março de 2015.

Segundo o inspetor geral de polícia bengali, AKM Shahidul Haque, Ullah não tinha antecedentes criminais em Bangladesh.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário