terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Canadá expulsa embaixador da Venezuela

A ministra canadense das Relações Exteriores, Chrystia Freeland, em Washington (17 de outubro de 2017)

O Canadá anunciou nesta segunda-feira que o embaixador venezuelano já não é "bem-vindo" e declarou o encarregado de negócios do mesmo país "persona non grata", em represália à expulsão do encarregado de negócios canadense em Caracas.

O embaixador da Venezuela já havia sido retirado pelo governo do presidente Nicolás Maduro em protesto pelas sanções canadenses contra funcionários venezuelanos envolvidos em atos de corrupção e violações dos direitos humanos.

"Anuncio que o embaixador da Venezuela no Canadá (...) já não é bem-vindo ao Canadá. Também estou declarando o encarregado de negócios da Venezuela persona non grata", disse a ministra canadense das Relações Exteriores, Chrystia Freeland.

A expulsão, no sábado, do encarregado de negócios canadense Craig Kowalik é "típica do regime de Maduro, que tem minado todos os esforços para restaurar a democracia e ajudar o povo venezuelano", denunciou Freeland.

"Os canadenses não ficarão à margem enquanto o governo da Venezuela despoja seu povo dos direitos fundamentais democráticos e humanos, e lhes nega acesso à assistência humanitária básica".

O governo canadense elevou o tom com o regime de Maduro para incitá-lo ao diálogo com a oposição e adotou uma série de sanções contra Caracas.

Na sexta-feira, Ottawa decidiu - entre outras medidas - proibir a presença em seu território de 52 funcionários de Venezuela, Rússia e Sudão do Sul, por corrupção ou violações dos direitos humanos.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário