sábado, 23 de dezembro de 2017

Após deixar prisão, Garotinho diz que não é igual a Cabral

© Agência Brasil Ex-governador atribui a condenação por crime eleitoral a uma vingança por ter acusado o sucessor de corrupção

Depois de um mês na cadeia, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) afirma que não é igual ao ex-aliado Sérgio Cabral (MDB), que continua preso.

Ele atribui a condenação por crime eleitoral a uma vingança por ter acusado o sucessor de corrupção."As diferenças entre nós são absurdas. Nele você encontra sinais contundentes de riqueza: barras de ouro, joias, mansões, iates. Em mim, não", diz.

Apesar disso, Garotinho repete argumentos usados pelo desafeto: diz que foi alvo de delações falsas e reconhece que é amigo de empreiteiros, mas nega ter pedido doações ilegais. Ele também diz ter se inspirado em Nelson Mandela (1918-2013) na cadeia. No início do mês, Cabral se deixou fotografar com uma biografia do líder sul-africano antes de um interrogatório.

O ex-governador recebeu a reportagem de bermuda e chinelos em seu apartamento no Flamengo, zona sul do Rio. A sala estava com balões vermelhos e a inscrição "Bem-vindo, Garotinho. Te amamos" em letras de cartolina.

Sua mulher, a ex-governadora Rosinha Garotinho, fazia artesanato na varanda. Ela foi presa com o marido e libertada uma semana depois com tornozeleira eletrônica.

Pergunta - O senhor foi preso três vezes. Por que acreditar que tudo é perseguição?

Anthony Garotinho - Os fatos mostram. A primeira prisão ocorre logo após minha denúncia na Procuradoria-Geral da República. A segunda é no dia seguinte da audiência de conciliação com o desembargador Luiz Zveiter [ex-presidente do TJ-RJ], onde me recuso a me retratar. A terceira logo após procurar a presidente do CNJ para entregar documentos que o comprometeriam. Nesse caso a sua prisão foi mantida por unanimidade no TRE.

O tribunal aqui é todo vendido. Está todo aqui [na denúncia].Por que um empresário de Campos [André Luiz Rodrigues, delator] faria parte dessa perseguição?

Ele é o cidadão que mais recebe da prefeitura, comandada hoje por meu adversário. Isso não é delação.

Há ainda o relato da atuação de um empresário na organização do caixa dois. O senhor conhece Ney Flores?
Ele é um empresário de Campos, meu amigo assim como vários outros.

O senhor criticou Cabral pela amizade com o Fernando Cavendish.
Nunca frequentei a casa dele, nunca saí para jantar com ele.

O senhor afirma ter sido agredido na prisão. Por que a investigação não foi concluída?
O retrato falado estava 99% feito, só faltava botar o nariz. Aí dá pane no sistema, e nunca mais voltei lá. Cadê a perícia das câmeras?

As autoridades dizem que o senhor se autolesionou.
Estão caindo em contradição. Instauraram inquérito há um mês e a primeira pessoa a ser ouvida fui eu, ontem.

Caixa dois é um crime menor?
Não, caixa dois é crime. Eles é que têm de provar. Por que alguém deve acreditar que o Garotinho está falando a verdade? Há muito tempo eu disse que estava instalado no Estado o maior esquema de corrupção do país. É mentira ou verdade? Hoje está tudo provado.

Com informações da Folhapress
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário