sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Bomba-relógio explode em tribunal de Atenas

© Fournis par France Médias Monde REUTERS/Costas Baltas

Uma bomba-relógio explodiu na madrugada desta sexta-feira (22) no Tribunal de Apelação de Atenas causando danos consideráveis ​​à fachada do prédio, sem causar vítimas, segundo afirmaram fontes policiais.

A explosão ocorreu por volta das 23h de quinta-feira (21) em Brasília após telefonemas anônimos para dois jornais gregos que alertavam sobre uma possível explosão, segundo informou a polícia, enquanto retirava a população da área.

Os vidros das janelas na fachada do edifício foram quebrados com o impacto da bomba.

Meia hora antes da explosão, uma van estacionou em frente ao Tribunal de Apelações. Duas pessoas saíram do veículo e colocaram a bomba na frente do prédio, enquanto o motorista disparava contra o segurança do tribunal, sem conseguir atingi-lo, de acordo com a polícia. Um mato foi encontrado perto do estande do guardião enquanto a van foi encontrada carbonizada em um bairro próximo, disse a fonte.

O ministro grego da Justiça, Stavros Kontonis, que visitou a cena do crime, condenou este "ato atroz e criminoso" em declarações para a imprensa. Os serviços antiterroristas gregos tomaram a frente da investigação.

Contra a venda forçada de imóveis
O ataque ainda não foi reivindicado e acontece em um momento de fortes protestos contra uma lei que aumentou a repressão às pessoas que tentam se opor às vendas forçadas de imóveis de propriedade de gregos endividados.

De acordo com relatórios preliminares da polícia, o ataque é semelhante ao pedido em maio contra o banco grego Eurobank pelo grupo extremista "Grupo de combatentes populares" (OLA).

Ativo desde 2013, o OLA já havia reivindicado os disparos de metralhadora contra a sede do partido de direita Nova Democracia, os tiros contra a residência do embaixador alemão em dezembro de 2013, e o ataque contra a embaixada de Israel, em dezembro de 2014.

A Grécia vem sendo confrontada durante anos por um ativismo antiausteridade visando bancos, representações diplomáticas ou edifícios públicos.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário