sábado, 20 de janeiro de 2018

Cabral algemado em Curitiba

Secretário que não impediu regalias a ex-governador mantém cargo, apesar de ordem judicial


Rio - O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, passará os próximos 15 dias sozinho em uma cela do Complexo Médico Penal de Pinhais, em Curitiba. Ele chegou ao local ontem à tarde após ter sido transferido devido a constatações de regalias no sistema prisional do Rio. Na chegada ao IML, onde fez exame de corpo de delito, estava algemado pelas mãos e pés.

De acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná, o isolamento faz parte do processo de adaptação ao presídio. Por duas semanas, Cabral não terá acesso a televisão, rádio, visitas ou banho de sol. Somente conversas com seus advogados estão liberadas.

Depois do isolamento, Cabral deve ser transferido para uma cela com, no máximo, dois detentos. Nela, terá direito a uma televisão de até 20 polegadas e a um rádio.

No Complexo Médico Penal, cumprem penas o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari, e o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine.

A transferência de Cabral ocorreu após o Ministério Público Estadual constatar que ele recebia refeições não permitidas, conseguir emprego e convites de eventos para familiares de presos, além do envolvimento na aquisição de um home theater.

Costa Filho não sai
O Ministério Público Estadual solicitou o afastamento do secretário de Administração Penitenciária, Erir Ribeiro da Coista Filho, e mais cinco funcionários por supostamente terem conhecimento das regalias e nada terem feito. O pedido foi acatado pela Justiça. O governo do Rio disse que recebeu a notificação e encaminhará à PGE, que dará um parecer jurídico sobre o caso. Depois, Pezão se pronunciará sobre o caso.

Uso de algemas divide opiniões
Ao descer do camburão da viatura da Polícia Federal em Curitiba, Cabral estava algemado nas mãos e nos pés. Seu advogado, Rodrigo Roca, ironizou: "esqueceram apenas de colocar o capuz e a corda".

Especialistas divergiram sobre a aplicação das algemas. O promotor André Guilherme Freitas analisou como necessária o uso das algemas. "Acho justificável em criminosos de acentuada periculosidade, como é o caso dele", disse.

Já o professor de Direito Penal Eduardo Antunes avaliou a situação como um espetáculo. "Só é lícito o uso de algemas em caso de possibilidade de fuga ou risco da integridade física do acusado. A Lava Jato quis dar uma espécie de satisfação para a opinião pública", afirmou.

Em nota, a Polícia Federal disse que "havia necessidade do emprego das algemas, seja para preservação do próprio custodiado, seja para preservação de terceiros que tivessem ali presentes".

por Bruna Fantti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário