quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Moro deveria ser exonerado, diz Lula

Petista criticou ainda o presidente do TRF-4, tribunal que o julgará na próxima quarta pelo triplex

Lula participou de ato a favor de sua candidatura com artistas e intelectuais no Rio de Janeiro - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Rio - Diante de uma plateia de cerca de mil apoiadores, majoritariamente da área da cultura, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu em evento na terça-feira, no Rio, que a Justiça Federal em Porto Alegre fez "leitura dinâmica" da sentença do juiz Sergio Moro, que o condenou no processo do triplex do Guarujá (SP).

"Não posso falar dos juízes de Porto Alegre, não conheço. Mas acho estranho que tenham dito que a sentença do Moro é irretocável, sem ler. Leram não sei quantas mil páginas em poucos dias. Mas tem a leitura dinâmica", ironizou o ex-presidente, no evento "Em defesa da democracia e de Lula" realizado no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon. Antes, na porta do teatro, foi realizado um pequeno protesto que pedia "Lula na cadeia já".

O ex-presidente voltou a criticar o juiz federal Sergio Moro: "Juízes com o comportamento dele deveriam ser exonerados." Também foi alvo de críticas o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Thompson Flores. Lula destacou que o desembargador que preside a Corte de apelações da Lava Jato é trineto de um general que morreu na guerra de Canudos, uma ofensiva do Exército contra a comunidade no interior da Bahia, em 1896.

"O que me chama atenção é que esse cidadão vai a Brasília pedir proteção na Suprema Corte sem explicar quem está ameaçando. Aliás, esse cidadão, ele é bisneto (sic) do general Flores, que invadiu Canudos e matou Antônio Conselheiro. É da mesma linhagem. Então, quem sabe ele esteja me vendo como um cidadão de Canudos e queira acabar com minha viagem", ponderou.

Acompanharam Lula no palco do Casa Grande a cantora Beth Carvalho, o humorista Gregorio Duvivier, os atores Dira Paes, Chico Diaz, Herson Capri, Cristina Pereira, Bete Mendes, Antonio Pitanga e Osmar Prado, entre outros.

Réu da Lava Jato, o petista será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) quarta-feira que vem, em Porto Alegre, no caso do triplex do Guarujá. Segundo a força-tarefa da Lava Jato, o apartamento teve reforma paga pela empreiteira OAS, que recebeu em troca vantagens indevidas. O ex-presidente nega que o imóvel seja dele.

Lula já foi sentenciado pelo juiz federal Sérgio Moro por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a nove anos e meio de prisão neste processo. Caso seja condenado também na segunda instância, poderá ficar inelegível e concorrer à Presidência nas eleições de outubro, por conta da Lei da Ficha Limpa.

Bolsa Família 'escraviza as pessoas'
Em palestra ontem em Washington, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), afirmou que o Bolsa Família "escraviza as pessoas" e criticou as políticas sociais dos governos de Lula e Dilma Rousseff.

"Criar um programa para escravizar as pessoas não é um bom programa social. O programa bom é onde você inclui a pessoa e dá condições para que ela volte à sociedade e possa, com suas próprias pernas, conseguir um emprego", disse o parlamentar, durante seu discurso no Brazil Institute do Wilson Center.

Maia admitiu que poderá disputar a sucessão de Michel Temer caso obtenha números mais elevados nos levantamentos sobre intenção de voto.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário