A segurança alimentar tem sido um grande problema na China.
O vídeo denuncia uma prática repugnante. Ambulantes e restaurantes fazem seus pratos e petiscos usando óleo proveniente de esgoto doméstico. Existem até ‘profissionais’ especializados em coletar óleo de calhas, lixeiras, esgotos e em lixões para serem processados e usados como óleo de cozinha em restaurantes e por ambulantes.
A prática é estimulada porque o valor desse óleo “reciclado”, comparado com os industriais, é extremamente baixo. O documentário foi produzido pela Rádio Ásia Free e mostra um casal de vendedores de óleo de esgoto em seu dia de trabalho. Eles escavam o esgoto e vendem aos comerciantes. Os consumidores chineses consomem os petiscos e salgados sem ter ideia da prática.
As autoridades dizem este sistema é ilegal e os ambulantes devem evitar usar este tipo de óleo. O produto contém dezenas de substâncias cancerígenas. Em abril deste ano a polícia descobriu que uma rede de 100 pessoas coletava óleo de esgoto em mais de 13 cidades. A investigação durou 5 meses e mostrou que, ao total, 3.200 toneladas foram coletadas, rendendo aos criminosos o montante de R$ 3,3 milhões.
O repórter Li Xiang, responsável pela produção do documentário, foi encontrado morto com 10 facadas na cidade de Luoyang. Confira o vídeo abaixo:
fonte:http://www.jornalciencia.com/sociedade/comportamento/3149-repugnante-video-mostra-ambulantes-chineses-usando-oleo-de-esgoto-para-fritar-petiscos
por Osmairo Valverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário