Quase a metade dos prefeitos eleitos pelo partido em 2012 se desfiliou durante o mandato. Neste pleito, número de eleitos caiu de 72 para 8
Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, o Partido dos Trabalhadores conseguiu eleger candidatos em apenas 8. Há quatro anos, foram 72. Nas 14 cidades que terão segundo turno, apenas duas, Santo André e Mauá, terão candidatos da legenda na disputa.
Após o envolvimento do partido na Lava Jato e a posterior aprovação do impeachment de Dilma Rousseff, as urnas confirmaram a redução de 88% no número de prefeitos eleitos pelo partido em São Paulo. As cidades paulistas que elegeram candidatos da sigla foram Araraquara, Barra do Chapéu, Cosmópolis, Franco da Rocha, Itapirapuã Paulista, Motuca, Nantes e Rincão.
Na capital, a vitória de João Doria (PSDB) já no primeiro turno, com 53,29% dos votos, pôs fim à esperança do partido em um eventual segundo turno com Fernando Haddad. Em agosto, um levantamento da Direção Nacional do PT indicou que o número de candidatos que concorreriam pelo partido em todo o Brasil era o menor em 20 anos — 1135 representantes. O número representou uma queda de 35,5% em relação a 2012.
Por Caio Salles
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário