quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Arafat não foi envenenado, segundo analistas russos


Moscou, 26 dez (EFE).- Yasser Arafat faleceu por morte natural e não foi envenenado com polônio, como sustentam as autoridades palestinas, anunciou nesta quinta-feira Vladimir Uiba, chefe da Agência Federal Médico-Biológica (AFMB) da Rússia, que analisou os restos mortais do líder.

“Arafat faleceu de morte natural e não por efeito da radiação. Concluímos nossa investigação legista e todos estão de acordo com as conclusões que chegamos”, disse Uiba em entrevista coletiva.
O diretor ressaltou que os analistas dos laboratórios suíços e franceses que também analisaram os restos mortais do líder palestino apoiaram totalmente as conclusões da AFMB.

“Mais do que isso, os suíços retiraram sua exagerada declaração inicial e estão de acordo conosco”, disse.
O Instituto de Radiofísica do Hospital Universitário de Lausanne afirmou que Arafat poderia ter sido envenenado com Polônio-210, substância altamente radioativa, embora não tenha apresentado provas conclusivas.
O AFMB não encontrou nenhum rastro de polônio nos restos de Arafat. A chancelaria russa enviará os resultados para as autoridades palestinas.

No início de dezembro foi divulgado que a investigação encarregada pela justiça francesa sobre o falecimento de Arafat excluiu a possibilidade de envenenamento e apontou como causa da morte “uma infecção generalizada”.
No entanto, a viúva do líder palestino, Suha Arafat, não se deu por satisfeita e pediu à justiça francesa que confronte as investigações realizadas pelos analistas suíços e franceses.

Arafat começou a sofrer sintomas de um transtorno gastrointestinal em 12 de outubro de 2004 e, após uma série de complicações que agravaram seu estado, foi levado da Cisjordânia para o hospital militar de Paris, onde morreu em 11 de novembro deste mesmo ano.
Sua viúva defende desde então que o antigo líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) foi envenenado por alguém de seu entorno e fez uma denúncia em julho de 2012 em um tribunal da cidade francesa de Nanterre.

Na época, a viúva expressou sua satisfação pela participação de pesquisadores russos nos trabalhos de exumação do corpo do líder palestino.
“Confio plenamente neles e tenho certeza de seu profissionalismo. A Rússia sempre apoiou Yasser Arafat e a revolução palestina”, afirmou.
O polônio-210 é uma substância altamente radioativa que já foi utilizada para matar em 2006, em Londres, o antigo espião russo que se tornou opositor ao Kremlin, Alexander Litvinenko.

fonte:http://www.boainformacao.com.br/2013/12/arafat-nao-foi-envenenado-segundo-analistas-russos/
imagem:www.veteranstoday.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário