Acidente na Caparica matou seis tripulantes no sábado e ontem foi encontrado o corpo de uma das jovens levada por uma onda no Meco
O mar voltou a roubar vidas. Uma embarcação de pesca desportiva naufragou no sábado, na Costa da Caparica, em Almada, e matou seis dos sete tripulantes que seguiam a bordo. Foi a segunda tragédia em sete dias depois de, mais a sul, numa praia do Meco, seis estudantes terem sido levados por uma onda - e onde as autoridades já conseguiram resgatar o corpo de uma das vítimas. Em ambos os incidentes houve apenas um sobrevivente.
O naufrágio ocorreu ao final da tarde, a cerca de 500 metros da praia. O barco, de fibra e com cerca de sete metros de comprimento, teria partido do Cabo Espichel, em Sesimbra, e navegava junto à costa supostamente rumo ao Porto de Lisboa, segundo a Polícia Marítima.
Após o naufrágio, uma das vítimas conseguiu nadar até à praia do CDS e alertar as autoridades, por volta das 19h30. As idades dos tripulantes variava entre 40 e os 50 anos.
Mitchell Almeida, luso-canadiano de 37 anos, foi depois encaminhado com hipotermia para o Hospital Garcia de Orta, em Almada. Pouco depois um corpo deu à costa e os das restantes cinco vítimas acabariam por ser resgatados na Praia do Dragão. O naufrágio terá sido causado devido à forte ondulação junto à costa - o Instituto Português da Atmosfera e do Mar previa até à meia-noite de ontem uma ondulação entre os 3,5 e os 4,5 metros de altura.
Nestes casos, como explicou o comandante Armando Ruivo, ouvido pelo jornal "Público", é recomendável que as embarcações naveguem longe da costa e que todos os tripulantes vistam um colete salva-vidas. E apesar destes constarem no interior da embarcação, nenhuma das vítimas os usava na altura do naufrágio. A Polícia Marítima informou que iria avaliar e fazer uma peritagem à embarcação.
CORPO NO MECO Na manhã de ontem, no Meco, as autoridades encontraram o corpo de uma das jovens levadas pelo mar a 15 de Dezembro, na Praia dos Lagosteiros. Apesar de a Marinha informar no seu site que o corpo, "ao que tudo indica, poderá tratar-se de um dos jovens desaparecidos", a Autoridade Nacional da Protecção Civil revelou que às 13h03 foi "encontrado [o] cadáver de uma das vítimas" do incidente.
A descoberta do corpo, porém, "não dá garantias de que os outros o sejam rapidamente ou nas imediações", ressalvou o comandante Lopes da Costa, capitão do Porto de Setúbal, após explicar que a identificação do cadáver ainda poderá demorar. O corpo foi encontrado às 10h55, a cerca de 1200 metros da Praia da Pipa.
Restam quatro corpos por localizar, de três raparigas e de um rapaz - logo na manhã após o incidente, as autoridades resgataram o corpo de um dos jovens que frequentavam a Universidade Lusófona de Lisboa. As buscas são retomadas esta manhã, ao raiar do dia, sob a coordenação do Centro de Buscas e Salvamento Marítimo de Lisboa e a Capitania do Porto de Setúbal. Com Lusa
fonte:http://www.ionline.pt/artigos/portugal/caparica-naufragio-mata-seis-provoca-segunda-tragedia-numa-semana
Por Diogo Pombo
Nenhum comentário:
Postar um comentário