Nelson Mandela acena ao comparecer à final do Mundial de 2010 em Soweto
Os preparativos para o funeral de Estado do herói da libertação da África do Sul, Nelson Mandela, que morreu na quinta-feira aos 95 anos, começaram nesta sexta-feira, com o mundo inteiro de luto.
Vários chefes de Estado, incluindo o presidente americano Barack Obama, e celebridades amigas do ex-presidente sul-africano, como Oprah Winfrey e o casal Bill e Hillary Clinton, comparecerão ao funeral.
O funeral de Estado do ex-presidente sul-africano será realizado no domingo, 15 de dezembro, em Qunu, lugar onde passou sua infância, informou nesta sexta-feira o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, em entrevista coletiva.
O corpo de Mandela, que faleceu na quinta-feira após uma prolongada luta contra uma infecção pulmonar, permanecerá na sede do governo, em Pretória, a capital.
Um período de luto precederá o funeral de Mandela, durante o qual as bandeiras do país permanecerão a meio mastro.
Os sul-africanos devem homenagear o ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz em todo o país, incluindo o estádio Soccer City de Johannesburgo, onde foi disputada a final da Copa do Mundo de 2010, onde Mandela fez sua última aparição pública.
O Parlamento será convocado durante o período de recesso para uma sessão especial conjunta em homenagem a Mandela.
Depois de uma cerimônia oficial estatal em Pretória, o corpo será transportado de avião para a província de Cabo, na zona rural onde nasceu e foi criado.
Mandela será enterrado em uma cerimônia privada em Qunu, ao lado dos túmulos de familiares.
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário