quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Alerta: Surto de peste bubônica em Madagascar já matou, pelo menos, 20 pessoas


Um surto de peste bubônica foi confirmado em um vilarejo de Madagascar após a morte, de pelo menos, 20 pessoas em uma semana.

As mortes ocorreram em uma aldeia perto da cidade norte-ocidental dde Mandritsara, e hoje especialistas médicos na ilha confirmaram se tratar de peste bubônica.

No ano passado, 60 pessoas em Madagascar morreram do mesmo motivo, mais do que em qualquer outro país no mundo.

Embora a doença tenha sido quase que totalmente erradicada da Europa, houve 256 casos de peste bubônica registrados em Madagascar no ano passado.

As autoridades de saúde pública haviam alertado sobre o risco de um surto em outubro - o mês é o início do período de risco para a doença porque as pulgas se espalham em ambientes úmidos.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Instituto Pasteur estão agora trabalhando no país para evitar que a Peste se espalhe ainda mais.

Especialistas estão particularmente preocupados com a perspectiva de uma epidemia que começou em prisões lotadas e sujas de Madagascar, se espalhando quando eles foram libertados para visitarem os familiares.

Os ratos que vivem nas prisões, muitas vezes, carregam pulgas que transmitem a peste bubônica aos seres humanos através de mordidas.

A doença pode, em seguida, fugir para o mundo exterior através de funcionários, visitantes, os presos libertados ou os próprios ratos.

Foto: Reprodução / Wikipédia

"Se a praga entra em prisões poderia haver uma espécie de explosão atômica de peste dentro da cidade", disse Christophe Rogier do Instituto Pasteur à BBC. "Os muros da prisão não impedirão a praga de sair e invadir o resto da cidade".

O CICV está trabalhando para erradicar a doença, mas esta é particularmente difícil, pois é necessário não só matar os ratos, mas também destruir as pulgas que vivem neles.

Embora a doença possa ser curada com antibióticos, os residentes rurais, muitas vezes, não têm acesso a cuidados básicos de saúde e até mesmo podem ter vergonha de procurar tratamento.

Foto: Reprodução / Wikipédia

Um agricultor disse à BBC que não tinha sido autorizado a enterrar sua filha depois que ela morreu de peste.

A peste bubônica é uma das doenças mais devastadoras da história, tendo matado cerca de 100 milhões de pessoas na "Black Death", que atingiu a Europa no século 14.

Ela é causada por uma bactéria conhecida como Yersinia pestis, que utiliza a pulga como um hospedeiro e é geralmente transmitida aos seres humanos por meio de ratos.

A doença causa sintomas grotescos como a gangrena e o aparecimento de grandes inchaços na virilha, axilas ou pescoço, conhecidos como "ínguas".

Ela mata até dois terços dos doentes dentro de quatro dias se não for tratado. Se antibióticos corretos forem administrados dentro de 24 horas após o paciente ser infectado, às chances de sobreviver são grandes.

fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/mente/3301-alerta-surto-de-peste-bubonica-em-madagascar-ja-matou-pelo-menos-20-pessoas
por Osmairo Valverde
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário