Biggs enfrentava graves problemas de saúde e recebia atendimento médico no asilo onde estava internado
Ronald Biggs, o famoso assaltante britânico conhecido como o "ladrão do século", morreu nesta quarta-feira (18), aos 84 anos, em um asilo localizado em East Barnet, em Londres. Biggs ficou conhecido por conta do assalto ao trem pagador entre Glasgow e Londres, ocorrido em 1963. Ele chamou a atenção da imprensa de todo o mundo ao fugir para o Brasil após o roubo. A morte do assaltante foi informada pelo seu porta-voz.
A última aparição pública de Biggs aconteceu no mês de agosto, quando o britânico compareceu a uma homenagem feita ao mentor do assalto, Bruce Reynolds, realizada no cemitério de Highgateem.
Biggs enfrentava graves problemas de saúde e recebia atendimento médico no asilo onde estava internado.
O roubo
O famoso roubo foi realizado na madrugada do dia 7 para 8 de agosto de 1963. Na ocasião, o condutor de um trem postal fazia o percurso entre as cidades escocesa de Glasgow e a estação de Euston, em Londres. Ele parou em um ponto isolado na altura de Ledburn, também em Londres, e parou em um sinal vermelho.
Uma quadrilha de 11 integrantes invadiu a condução, agrediu o condutor, desengancharam a locomotiva e os dois primeiros vagões. Em seguida, roubaram 120 sacos que continham 2,5 toneladas de dinheiro em espécie. Ao todo, foram levados cerca de 2,6 milhões de libras esterlinas (o equivalente a US$ 4,2 milhões na época). Todo o assalto aconteceu sem que os funcionários dos outros vagões percebessem.
Ronald Biggs foi preso pouco após o roubo e foi condenado a 30 anos de prisão, mas conseguiu realizar uma fuga considerada espetacular. O assaltante fugiu da prisão de Wandsworth após apenas um ano preso. Ele simplesmente pulou o muro e embarcou em uma caminhonete. Após passar por Bélgica, França e Austrália, Biggs chegou ao Brasil, onde ficou em liberdade por 36 anos, na cidade do Rio de Janeiro.
Nos anos 80, o filho de Ronald, Michael Biggs, chegou a ficar famoso na capital carioca, ao participar do grupo infantil Balão Mágico.
O assaltante só se entregou à polícia britânica e voltou ao seu país de origem em 2001, mas foi libertado em 2009, j[a que enfrentava problemas de saúde.
Quando o assalto estava prestes a completar 50 anos, Biggs declarou: "Se querem me perguntar se lamento ter participado no golpe, minha resposta é não. Consegui um pequeno lugar na história", disse ele em entrevista.
fonte:http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/morre-aos-84-anos-ronald-biggs-famoso-assaltante-britanico-conhecido-como-ladrao-do-seculo/?cHash=4092257fee41341b61c3b1dab5ef3129
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário