terça-feira, 12 de abril de 2016

Comandante do batalhão de Irajá é transferido após vídeo com denúncia de propina ser divulgado

Oficial foi transferido para o Estado Maior do 7º CPA, na Região Serrana

Apenas quatro meses após ter sido escolhido para comandar o 41º BPM (Irajá) — uma das áreas mais conflagradas do Rio — o tenente-coronel Jorge Jorge Fernando Pimenta foi exonerado pelo comando da corporação. A medida foi tomada menos de um mês após o EXTRA divulgar um vídeo em que o oficial indica, numa reunião no batalhão, a existência de um esquema de pagamento de propina entre PMs do batalhão e traficantes da favela de Acari, na Zona Norte. A unidade também é alvo de um inquérito da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), após agentes da especializada encontrarem um caminhão de carga roubado no batalhão, há duas semanas.
No lugar de Pimenta, assumiu o batalhão o tenente-coronel Marcos Lima, que comandava o 40º BPM (Campo Grande). O oficial está de férias, fora do Brasil, e a cerimônia de passagem de comando aconteceu sem a sua presença. Em nota, a PM alegou que a troca “é rotineira e é uma estratégia do comando”.

No entanto, oficiais da cúpula da PM consideram que a reunião comunitária no batalhão — em que Pimenta diz que, quando assumiu a unidade, o “grande problema em Acari era a corrupção policial” — foi motivo preponderante para a exoneração. Na ocasião, estavam no local o deputado estadual Pedro Fernandes (Solidariedade) e a vereadora Rosa Fernandes (PMDB). Ao EXTRA, Pimenta disse que não sabe por que foi exonerado:
— Sou honesto, tenho 25 anos na PM e todo mundo sabe que sou rígido até demais. Operei diariamente nos complexos da Pedreira e do Chapadão. Nos três primeiros meses do ano, fui o batalhão que mais apreendeu fuzil no estado. Recuperei mais de mil veículos roubados desde o início do ano. Passamos a patrulhar com viaturas áreas aonde antes a polícia não ia nem de dia. Prendemos centenas de criminosos, estancamos roubos a caixas eletrônicos, desabamos o roubo a cargas.... Foi isso que eu fiz. E fui exonerado — afirmou o oficial.

Carros roubados no pátio
No período em que ficou à frente do 41º BPM, Pimenta fez diversas operações para recuperar carros roubados nos complexos do Chapadão e da Pedreira. Segundo números da própria unidade, foram 1.219 veículos recuperados durante o comando do oficial.

Parte dos automóveis, entretanto, não foi encaminhados ao Pátio Legal e ficaram no pátio do batalhão. A investigação da DRFC, sobre o caminhão de cargas apreendido na unidade, apura por que a especializada não foi comunicada da apreensão.

De acordo com números do Instituto de Segurança Pública (ISP), de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, o número de roubos a pedestres na área diminuiu 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o roubo de veículos aumentou 7,9%.

Mudanças na PM
Pimenta assumiu o 41º BPM em dezembro de 2015, após o tenente-coronel Marcos Netto ser exonerado. A mudança foi motivada pela morte de cinco jovens, fuzilados por policiais do batalhão em Costa Barros. Na época, a PM justificou a medida citando os “últimos lamentáveis acontecimentos envolvendo policiais sob o seu comando”.
Marcos Netto, após alguns meses no Estado-Maior do 2º Comando de Policiamento de Área (CPA), voltou ao comando de uma unidade: ontem ele assumiu o comando do 40º BPM (Campo Grande). Já Pimenta foi transferido para o Estado-Maior do 7º CPA, responsável pelos batalhões da Região Serrana do estado.

No período de Pimenta a frente do 41º BPM, os autos de resistência diminuíram 64% em relação ao mesmo período do ano anterior. No mês de fevereiro só uma morte durante operação do batalhão foi registrada. Já os homicídios aumentaram: de 39 para 51.

fonte:extra.globo.com
por Rafael Soares
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário