segunda-feira, 11 de abril de 2016

Clínica em Feira de Santana tem fila de 800 pessoas para vacina contra H1N1

Medicamento está em falta na rede particular de Salvador e no interior da BA.
Campanha de vacinação foi antecipada para o dia 18 de abril no estado.


Uma clínica particular de vacinação na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, tem uma lista de espera formada por 800 pessoas para tomar a vacina contra a gripe H1N1. A fila é formada por pessoas que não fazem parte do público alvo da campanha de vacinação, que na Bahia foi antecipada do dia 30 para o dia 18 de abril.

Segundo uma enfermeira que trabalha na clínica, o local recebeu na semana passada 500 doses da vacina, quantidade que normalmente demora dois meses para acabar. No entanto, devido à grande procura, o estoque se esgotou em apenas três dias.

"Conseguimos agora comprar mil doses. Já temos mais 500 doses reservadas para encaminhamento, mas a gente não tem como comprar mais devido ao fabricante, que está tendo um pouco de dificuldade para fornecer essas vacinas", destacou a enfermeira Kellen Novaes.

Com medo de pegar a gripe H1N1, 15 pessoas da mesma família que moram em Feira de Santana se reuniram para tomar a vacina, mas quando chegaram à clínica as doses já tinha se esgotado.

"Nós tivemos uma sobrinha em São Paulo que foi internada na UTI. Então resolvemos todos tomar a vacina, porque também está vindo a micareta, e a ideia é mais de prevenção", destacou o empresário Lindomar Pesso.

"Já era pra ter sido todo mundo vacinado, mas a gente não esperava que a demanda iria ser tão grande", afirmou a engenheira civil Jane Pessoa.

As doses da vacina contra a gripe H1N1 custam entre R$ 100 e R$ 140, mas devido à grande procura nos últimos dias, as clínicas estão sem o medicamento. Em Salvador, as clínicas esperam doses da vacina.

Campanha de vacinação
Marcada inicialmente para o dia 30 de abril, a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi antecipada para a próxima segunda-feira (18) na Bahia, segundo anunciou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A imunização protege contra o vírus H1N1. Segundo o órgão, a antecipação ocorre porque os lotes de imunização contra doença chegaram mais cedo. No dia 30, será realizado o Dia D de mobilização nacional.

A vacina estará disponível em postos e centros de saúde de todos os municípios do estado para idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de cinco anos e trabalhadores da saúde (público e privada). A imunização também atende mulheres grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas sócioeducativas.

Conforme a Secretaria de Saúde, este ano, segundo dados atualizados na quarta-feira (6), foram registrados 11 casos de H1N1, e três pessoas morreram em Salvador.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), o objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Este ano, a população estimada para receber a vacinação é de 3.269.328 pessoas de todos os grupos prioritários na Bahia.

Segundo a Sesab, o estado contará com 25 mil trabalhadores do SUS e voluntários para a vacinação. Ainda serão utilizados 4.500 veículos e 3.600 serviços de saúde e postos de vacinação.
Entre os cuidados indicados à população para prevenir a doença, estão: lavagem das mãos várias vezes ao dia; evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro, com lenço descartável; manter os ambientes ventilados; evitar aglomerações e ambientes fechados.

fonte:g1.globo.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário