segunda-feira, 25 de abril de 2016

Paciente com câncer se casa no Hospital Universitário de Brasília

A noiva teve direito a vestido e buquê de rosas, e a cerimônia foi realizada na capela do hospital

Lidiane Regina Viana dos Santos tem 32 anos e está internada há aproximadamente um mês na Clínica Médica do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). Nesta sexta (22), ela viveu um dia emocionante de celebração. Mesmo com a dificuldade de se locomover e respirar por conta do quadro clínico, ela saiu do quarto para realizar o grande sonho. “Toda mulher sonha em se casar e hoje é o meu dia. Estou muito feliz e emocionada”, conta Lidiane.

Desde agosto de 2015, Lidiane luta contra um câncer que se iniciou no útero, mas hoje também atinge o pulmão. A mãe, Divina Viana dos Santos, que acompanha a filha na internação, ajudou a prepará-la para a cerimônia. “Hoje era o dia do casamento civil da Lidiane. No entanto, foi da vontade de Deus que estivéssemos aqui e estamos felizes com essa grande realização”, diz Divina.

A paciente ganhou vestido, arranjo de cabelo, buquê de flores e maquiagem. Enquanto a mãe e as voluntárias do HUB ajudavam a arrumar a noiva, o companheiro dela, Edgard Bezerra, com quem vive há 19 anos, aguardava emocionado a chegada da futura esposa. “Hoje é um dia de felicidade, porque estamos realizando um sonho que é nosso. Estamos aprendendo a lidar com esta situação difícil, mas a força dela me ajuda a permanecer forte”, declara ele.

A filha de quatro anos do casal foi uma das damas de honra. Amigos, familiares e colaboradores da instituição lotaram a capela onde foi realizado o casamento religioso. A melhor amiga de Lidiane e madrinha de casamento, Marcela Veras, estava ansiosa. “Estou emocionada. Temos nos apegado em Deus para superar este momento, mas a Lidiane tem muita fé e força de vontade para viver”, afirmou a amiga.

O papel do voluntariado
A cerimônia ocorreu com o apoio de familiares, da Associação de Voluntários do HUB (AVHUB) e de colaboradores do hospital; como: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

O vestido da noiva e das damas de honra, a maquiagem, a decoração e o músico ficaram por conta da Associação de Voluntários do HUB, que também já realizou outros eventos no hospital: batizado e chá de bebê. “Nos mobilizamos para conseguir organizar tudo em menos de quatro dias”, relata a voluntária Maria de Lourdes Lima, conhecida como Lurdinha.

O trabalho da associação envolveu aproximadamente 15 pessoas. “Não somos uma fábrica de sonho, mas tentamos fazer a vontade dos pacientes”, afirma a voluntária Márcia Bernardes. Georgina Penna Fernandes fala da importância de atender aos pedidos dos pacientes em estado mais grave. “Satisfazer os desejos e resolver os problemas pendentes deles é importante para aliviar o sofrimento físico e o mental”, diz a voluntária.

As equipes médica e multiprofissional do HUB se encarregaram de planejar os detalhes da cerimônia, que passam pela escolha das músicas, cor da decoração e o buquê de flores, conforme contam as residentes em oncologia da Terapia Ocupacional, Mariana Fialho e Maria Luísa Andrade. “A paciente participou de todas as decisões do planejamento da cerimônia. A união da equipe facilitou a realização dessa atividade e foi muito gratificante para todos”.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília/EBSERH
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário