terça-feira, 19 de abril de 2016

Porto Alegre recebe primeiro lote de vacinas contra H1N1 para distribuir

Secretaria de Saúde da capital recebeu 207 mil doses da vacina trivalente.
Número corresponde a 37% do total que será destinado para a campanha.

Porto Alegre recebeu primeiras 207 mil doses da vacina (Foto: Patrícia Coelho/PMPA)

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegrecomeçou a distribuir as doses das vacinas contra a gripe nesta segunda-feira (18). São 207 mil doses, que correspondem a 37% da população a ser imunizada na capital. Destas, 157 mil doses são destinadas à rede municipal e as outras 50 mil, para a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde.

A partir de terça-feira (19), pacientes internados em unidades de saúde e idosos residentes em asilos municipais serão imunizados. Trabalhadores da área da saúde que mantêm contato direto com pacientes também receberão as vacinas com prioridade. A campanha de vacinação começa na próxima segunda-feira (25) no Rio Grande do Sul, e segue até o dia 20 de maio.

Trivalente, a vacina protege contra três tipos de gripe e foi produzida no Instituto Butantan, em São Paulo. Até 30 de abril, data da mobilização nacional da campanha, um novo lote deve ser destinado a Secretaria de Saúde de Porto Alegre. A meta é imunizar ao menos 80% da população-alvo.

No Rio Grande do Sul, são mais de 3,5 milhões de pessoas dentro dos grupos prioritários para os quais a vacina é destinada: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras), trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e o público penitenciário.

Campanha antecipada em Passo Fundo
Centenas de pessoas foram ao Posto Central de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, no sábado (16) para receber a vacina contra a gripe H1N1. A imunização foi antecipada na cidade gaúcha, e teve início às 8h.
O município recebeu 22 mil doses, cerca de 35% do total a ser distribuído na cidade. A vacinação vai até as 17h, e foi antecipada devido a um surto da doença no Presídio Regional da cidade, onde 162 detentos estão com suspeita, e exames em quatro amostras indicaram H1N1. Na mesma região, Erechim também antecipou o início da campanha e 10 mil pessoas já foram imunizadas.

Dez mortes
O estado já teve 10 mortes causadas pelo vírus H1N1, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. No total, foram 22 casos confirmados. Três vítimas eram moradoras de Porto Alegre. O último é um homem de 46 anos, que morreu na última terça-feira (12).

Os outros casos foram registrados em Novo Hamburgo, Flores da Cunha, Uruguaiana, Erechim, Santa Rosa, Arroio do Sal e Frederico Westphalen.

O Rio Grande do Sul dá início à vacinação no dia 25 de abril - cinco dias antes do começo da campanha nacional -, com término previsto para 20 de maio. Os grupos definidos para receber as doses são formados por aqueles considerados vulneráveis, por apresentarem maior risco de desenvolverem quadros graves da doença e óbito após infecção pelo vírus da gripe.

Fazem parte dos grupos de risco pessoas com 60 anos ou mais, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto, e pessoas com doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, além de obesos e diabéticos). Além destes grupos, os indígenas também recebem as doses, diretamente nas aldeias; os profissionais de saúde se vacinam nos próprios locais de trabalho; e a população privada de liberdade, devido aos altos índices de doenças respiratórias.

Presídios têm casos confirmados
A doença tem sido registrada em presídios do interior do estado. A delegacia da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) de Passo Fundo, na Região Norte, recebeu na quinta-feira (14) a confirmação de que quatro amostras encaminhadas ao Laboratório Central do estado tiveram resultados positivos para o vírus H1N1.
Na semana passada, 162 detentos do Presídio Regional de Passo Fundo apresentaram sintomas da doença e precisaram ser medicados.

Com a confirmação dos casos, a direção da casa prisional determinou que todos os apenados e agentes iniciem o tratamento com Tamiflu. No total, são 682 presos do regime fechado. Já existe medicação suficiente para atender a demanda, segundo a Susepe.

O tratamento com Tamiflu também vai ser realizado nos quase 300 detentos do Instituto Penal. Para evitar o risco de contaminação de presos do regime semiaberto, foi proibido o acesso de apenados do regime fechado para o albergue. A entrada de novos detentos também está restrita e audiências devem ser suspensas a partir desta sexta (15).

As visitas aos detentos do Presídio Estadual de Lajeado, no Vale do Taquari, também foram suspensas, pelo menos até o início da próxima semana. A medida ocorreu após cerca de 90 presos do regime fechado apresentarem suspeita de gripe H1N1.

A diretora da unidade e mais um agente penitenciário foram afastados do trabalho porque também estão com a mesma suspeita. Algumas audiências no fórum da cidade tiveram que ser remarcadas.
Um médico está no local atendendo aos presos, e os que apresentarem quadro mais grave, são encaminhados à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Lajeado. A confirmação dos exames deve sair em um prazo de 20 dias.

fonte:g1.globo.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário