segunda-feira, 18 de abril de 2016

Equador: sobe para 272 o número de mortos após terremoto

O presidente do país, Rafael Correa, retornou de viagem oficial ao Vaticano e declarou que o número de vítimas pode aumentar ainda mais: ‘A tragédia é muito grande’


O presidente do Equador, Rafael Correa, informou no domingo que subiu para 272 o número de mortos no terremoto de 7,8 graus que atingiu o litoral norte do país no sábado. Outras 2.068 pessoas estão feridas. "A tragédia é muito grande", afirmou Correa, que retornou às pressas ao país após uma viagem oficial ao Vaticano.

O presidente equatoriano afirmou que muitos corpos podem ainda não ter sido encontrados. "Temo que esse número [de vítimas] aumentará porque continua a remoção dos escombros."

O terremoto - o mais forte no Equador desde 1979 - teve uma duração de aproximadamente um minuto e afetou seis províncias da costa equatoriana, de norte a sul.

Correa disse ainda que 10.000 membros das Forças Armadas e 4.005 policiais trabalham nas regiões mais afetadas e que os hospitais estão funcionando corretamente para dar assistência aos feridos. O presidente, que enviou uma mensagem de "infinito amor" e um "abraço solidário" a quem perdeu familiares, expressou sua gratidão aos bombeiros, soldados, policiais e funcionários que se mobilizaram perante a catástrofe. Correa também agradeceu a solidariedade de outros países.

Como consequência da destruição causada pelo tremor, cerca de cem presos fugiram de uma cadeia da cidade de Portoviejo, uma das mais afetadas pela catástrofe. Segundo a ministra da Justiça Judy Zúñiga, trinta dos foragidos "foram recapturados" e alguns "retornaram voluntariamente ao centro penitenciário".

(Com agências EFE e AFP)
fonte:veja.abril.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário