quinta-feira, 14 de abril de 2016

Bezerro com duas cabeças intriga moradores em Óbidos, PA

Animal foi encontrado dentro de uma vaca durante abate em frigorífico.
Bezerro foi congelado e será doado para pesquisas em uma universidade.

O proprietário do frigorifico contou que o bezerro pesa 5 kg e tem aproximadamente 7 meses (Foto: Liliane Viana/Arquivo Pessoal)

Um caso inusitado de um bezerro com duas cabeças assustou os moradores de Óbidos, no oeste do Pará, na manhã de quarta-feira (13). Em um matadouro da cidade, uma vaca foi abatida e para surpresa dos trabalhadores do local, ela estava prenha de um bezerro com mutação gemelar incompleta. O caso ganhou rápida repercussão no município e intrigou os moradores.
Segundo o proprietário da vaca, morador da comunidade Paru, região ribeirinha de Óbidos, Aluísio Câncio, no período de enchente dos rios é natural fazer a transferência de animais para áreas de terra firme na região. Com a intenção de conseguir recursos para viabilizar o transporte dos animais, Câncio selecionou 20 bovinos e vendeu para abate em um frigorífico. Entre os animais, estava a vaca, que foi escolhida por estar muito velha.


(...) O embrião não conseguiu se dividir corretamente, e os dois fetos que eram para se formarem separados começam o desenvolvimento com alguns órgãos separados, mas a maior parte do corpo é um só".
médica veterinária, Simone Vieira Castro


Câncio contou ao G1 que nunca presenciou algo parecido. Ele acredita que o fato é inédito no município.

“Trabalho no ramo há mais de 40 anos e eu nunca tinha visto uma coisa parecida aqui na região. Deve ser um fato inédito esse bezerro com duas cabeças (...). Meu irmão levou os animais até o frigorífico e quando chegou aqui me deu essa notícia. Eu fiquei surpreso com esse fato, me deu medo, mas eu entendo que isso seja obra da natureza. É estranho, mas é a natureza. Era uma vaca velha que eu pensava que não daria mais filhos”, ressaltou.

O proprietário do frigorifico contou que o bezerro pesa 5 kg e tem aproximadamente 7 meses de gestação. “Nós congelamos ele e a minha filha vai tentar levar ele para uma universidade em Santarém para que sirva de estudos para estudantes de medicina veterinária. Deve ser um caso raro, então decidimos congelar o animal”, explicou Sivaldo Viana.

Animal foi congelado e será doado para pesquisas em uma universidade de Santarém (Foto: Liliane Viana/Arquivo Pessoal)

Mutação gemelar
O G1 procurou um especialista para esclarecer o fato. A médica veterinária doutora em reprodução das Faculdades Integradas do Tapajos (FIT/Unama), Simone Vieira Castro, explicou que em bovinos não é comum ocorrer parto gemelar (dois bezerros). “Nesse caso, como o animal era velho, o embrião não conseguiu se dividir corretamente, e os dois fetos que eram para se formarem separados começam o desenvolvimento com alguns órgãos separados, mas a maior parte do corpo é um só”.
Ainda de acordo com Simone, outro fator que pode ter contribuído para a malformação do animal é o uso do mesmo reprodutor na propriedade, o que limita a variabilidade genética do rebanho. “Geralmente, esses animais com mutações genéticas não são compatíveis com a vida. Dependendo do grau de mutação, ou eles nascem mortos, ou vivem poucas horas após o parto”, explicou.

fonte:g1.globo.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário