segunda-feira, 18 de abril de 2016

Saiba como votou cada um dos partidos na Câmara

Por 367 votos a favor, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite deste domingo (17) a abertura de processo contra a presidente Dilma Rousseff por crime de responsabilidade. A votação que teve início às 17h46 deste domingo (17), se estendeu até as 23h50.

Foto: Agência Brasil

Desde sexta-feira (15), as lideranças dos partidos orientavam seus parlamentares sobre os posicionamentos das legendas. Após aprovação do parecer do relator Jovair Arantes [PTB-GO] na comissão especial da Câmara, na última segunda-feira (11), muitas das siglas se reuniram e apontaram aquele que seria o posicionamento oficial de seus parlamentares nesta votação. Nem tudo o que era aguardado pelas lideranças, no entanto, se concretizou.

Câmara dos Deputados vota neste domingo (17) o prosseguimento ou não do processo de impeachment de Dilma - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / O Financista

Confira como votaram os partidos :

PSD O líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF), anunciou na quarta-feira (13) que sua bancada votaria favoravelmente à continuidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A legenda conta com 37 deputados, desses 29 votaram a favor do impeachment, enquanto outros oito se posicionaram contrariamente ao seguimento do processo.

PTB A legenda anunciou na quarta-feira (13) a adesão da bancada à proposta do impeachment. Segundo o líder em exercício do partido, deputado Wilson Filho (PB), a orientação da liderança na votação em plenário foi pela instauração do processo. O partido conta com 20 parlamentares em exercício, dos quais 14 votaram a favor do impedimento e seis, contra.

PRB Na terça-feira (12), o PRB anunciou que votaria favoravelmente ao impeachment. De acordo com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, os 22 deputados federais do partido seguiriam a orientação, o que se confirmou na noite de hoje.

PP O líder do partido, Aguinaldo Ribeiro (PB), também na última terça-feira, afirmou que a legenda votaria favoravelmente ao impeachment. Dentre os parlamentares da sigla, 38 votaram a favor e quatro contra processo.

PDT A favor do governo, a sigla anunciou na quarta (13) que votaria contra a continuidade do processo. Segundo o líder do PDT, Weverton Rocha (MA), o partido fechou questão para que a bancada toda votasse contra a abertura do processo de afastamento. Tal posicionamento não se confirmou. Foram 12 votos não, conforme a orientação, e outros seis positivos.

PMDB A legenda tem a maior bancada da Câmara. Em reunião nesta quinta-feira (14), o PMDB decidiu que iria orientar voto a favor da continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A decisão foi anunciada pelo líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ). Na prática, a legenda somou 59 votos a favor e sete contra o impeachment.

PR A Executiva Nacional da sigla decidiu pela orientação contrária ao processo de afastamento. No entanto, a legenda votou a favor do impeachment: com 26 votos favoráveis ao processo e 10 contrários.

PTN, PSL, PROS, PHS e PEN Dirigentes dos cinco menores partidos da Câmara não fecharam questão sobre a votação do parecer favorável ao impeachment. Hoje, na abertura do processo contra a presidenta Dilma Rousseff, o PTN registrou oitos votos favoráveis e quatro contrários. Nos demais partidos, a vitória também foi pelo prosseguimento do processo de impedimento. O PSL registro os dois votos que tinha de forma positiva. No PROS, foram quatro votos favoráveis e dois contrários. Já o PHS registrou seis votos a favor do impeachment e um contrário. No PEN, por sua vez, houve empate, um voto para cada lado.

Em toda a votação foram registradas, ainda, sete abstenções: três do PR, três do PP e uma do PDT, e dois parlamentares se ausentaram da votação: Aníbal Gomes (PMDB-CE) e Clarissa Garotinho (PR-RJ).

fonte:noticias.terra.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário