sexta-feira, 29 de abril de 2016

As árvores que “andam” até 20 metros por ano: lenda ou verdade?


Uma árvore de uma área remota do Equador pode mesmo andar?

Estamos falando da espécie de palmeira Socratea exorrhiza. Existe uma ideia de que ela pode crescer novas raízes de “lado”, e com isso fazer seu caminho até um solo melhor.

Boatos revelam que a planta pode viajar cerca de 20 metros por ano. Mas será que isso é verdade?

Mito
Em um artigo de Karl Gruber para a BBC, por exemplo, é afirmado que as árvores “andam” brotando novas raízes, o que lhes permite fazer o seu caminho lentamente através da floresta.

Mas, de acordo com um artigo de 2005 do biólogo Gerardo Avalos, as palmeiras, que produzem de fato novas raízes de vez em quando, permanecem firmemente plantadas em um só espaço. Só porque brotam novas raízes, não significa que as usam para se mover.

“Meu trabalho prova que a crença da palmeira andante é apenas um mito”, disse Avalos ao portal LiveScience.

Então, por que toda a confusão?
Tudo parece resultar do sistema radicular único da árvore.

Ao contrário de outras árvores que têm raízes totalmente escondidas debaixo da terra, essas árvores têm um sistema radicular mais elevado que começa perto da parte inferior de seus troncos.

Isso deixa as palmeiras parecendo vassouras na posição vertical. Ao longo do tempo, conforme o solo corrói, algumas dessas raízes morrem e novas se formam.

Então a questão é: essas novas raízes, eventualmente, mudam a localização da árvore? Todos os sinais apontam para um infeliz não.


A lenda, tão legal quanto parece, é provavelmente algo inventado por guias de turismo para tornar as visitas a floresta mais divertidas – uma conclusão que é reforçada pelo fato de que, se você fizer uma pesquisa rápida, não encontrará quaisquer vídeos de timelapse de uma dessas árvores “passeando”, embora haja diversos vídeos de pessoas falando isso.

Mobilidade em plantas
Embora seja decepcionante saber que ainda não existe uma arvore andante, plantas podem ter alguma forma de mobilidade que não seja somente crescer em direção à luz. Por exemplo, a dioneia, que se alimenta de pequenos insetos mastigando-os, ou a dormideira, que se fecha com um simples toque. [ScienceAlert]

fonte:hypescience.com
por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário