quinta-feira, 14 de abril de 2016

Forte terremoto atinge sudoeste do Japão

Um forte terremoto de 6,4 graus na escala Ritcher foi sentido nesta quinta-feira na Prefeitura de Kumamoto, sem que a Agência Meteorológica do Japão (JMA) tenha declarado alerta de tsunami e sem que por enquanto haja informações sobre danos e feridos.

O terremoto, que ocorreu às 21h26 local (9h26, em Brasília), teve seu epicentro na Prefeitura de Kumamoto e seu hipocentro se situou a 10 quilômetros de profundidade, segundo a JMA.

O terremoto alcançou o nível 7 na escala japonesa, que se centra mais nas zonas afetadas do que na intensidade do tremor, no distrito de Mashiki, ao leste da cidade, onde se situa o aeroporto de Kumamoto.

A emissora pública "NHK" informou que a polícia recebeu chamadas informando que várias pessoas ficaram presas sob os escombros de suas casas, e a agência local "Kyodo" indicou, por sua vez, que mais de dez casas desabaram.

As imagens divulgadas pela televisão japonesa mostram os edifícios balançando violentamente.

O serviço do trem bala japonês foi parcialmente interrompido após o terremoto, segundo informou "Kyodo".

O ministro porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, compareceu pouco depois do terremoto para informar que não foram registradas anormalidades na central atômica de Sendai, a única do Japão que tem atualmente reatores em funcionamento.

Até o momento foram registradas 14 réplicas do terremoto, a mais forte de 5,7 graus 40 minutos depois do primeiro terremoto, segundo dados da agência japonesa.

Trata-se do primeiro terremoto que alcança o nível 7 na escala japonesa desde o potente terremoto de 11 de março de 2011 que gerou um devastador tsunami que atingiu a costa nordeste japonesa e provocou em Fukushima a pior crise nuclear desde Chernobyl.

fonte:noticias.terra.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário