quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mandioca pode ser responsável por sensação de bem-estar

Getty Images - O aipim não contém glúten.

Aipim, macaxeira, maniva, castelinha ou mandioca, como é mais conhecida. A planta pode até variar de nome em diferentes regiões do Brasil, mas o seu sabor e textura são características marcantes. A raiz, já conhecida no prato dos brasileiros, passa a ter ainda mais destaque à mesa com seus inúmeros benefícios que vão além do sabor.
Excelente fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B, fósforo, potássio e fibras vegetais, que ajudam no bom funcionamento do intestino, a mandioca é rica em amido e possui uma grande vantagem que é a ausência de glúten, podendo ser consumida por pessoas portadoras de doenças celíacas - intolerância ao glúten.
"Ela também ajuda na produção de serotonina - neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar no nosso cérebro", destaca Daísa Pinhal, nutricionista do Oba Hortifruti.

A nutricionista ainda destaca que, por ser rica em carboidrato, a raiz pode auxiliar em casos de desnutrição, repondo as energias perdidas, e também pode ser utilizada no tratamento externo de artrite, edemas e abscessos.
Mas para quem deseja emagrecer, é preciso ficar atento quanto à quantidade, pois 100 gramas de mandioca possui aproximadamente 150 calorias.
"Desde que seja consumida moderadamente, não há necessidade da restrição da mandioca na dieta", orienta Daísa.

Na hora do preparo é preciso lavar e higienizar antes de cortar para cozinhar, evitando problemas de contaminação, e o mais indicado é cozinhar em panela de pressão ou água fervente até que ela fique macia.

Curiosidade: a mansa e a brava
É possível que o consumidor se depare com outros tipos de mandioca, como a mandioca brava, que contém a substância linamarina (no látex, notadamente na casca da raiz e nas folhas) em teor elevado. Essa substância transforma-se em ácido cianídrico (altamente tóxico) no estômago do homem e dos animais e, geralmente, é usada na indústria.
Já a mandioca mansa contém baixíssimo teor de linamarina podendo ser consumida ao natural (uso culinário).

Receitas com mandioca


Mandioca simples:
Ingredientes

800g de mandioca descascada
Sal a gosto
3 colheres (sopa) de manteiga
3 dentes de alho picados
1 cebola pequena ralada
2 colheres (sopa) de salsa picada para polvilhar

Modo de preparo
Coloque a mandioca em pedaços na panela de pressão e cubra com água. Acrescente sal, tampe a panela e cozinhe por 30 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, tire toda a pressão da panela, escorra e transfira para uma travessa. Em uma panela pequena, derreta a manteiga e frite o alho começar a dourar. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Se necessário, adicione mais sal. Despeje o refogado por cima da mandioca, polvilhe com a salsa e sirva em seguida.


Bolo de mandioca:
Ingredientes

5 ovos
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de mandioca ralada
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo
Bater todos ingredientes no liquidificador. Em uma assadeira untada, coloque a massa. Leve ao forno pré aquecido 45 minutos até ficar dourado.


Purê de mandioca:
Ingredientes

1 kg de macaxeira descascada e lavada
400 ml de leite
2 colheres de manteiga

Modo de preparo
Cozinhe as macaxeiras até ficarem bem macias, em seguida passe pelo espremedor de batatas. Em uma panela misture todos os ingredientes e mexa por cerca de 5 minutos em fogo baixo, com cuidado para não grudar no fundo da panela. Mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Adorne com folhas de salsa e cebolinha.

fonte:http://br.noticias.yahoo.com/mandioca-pode-ser-respons-vel-por-sensa-o-130900066.html
Yahoo! Contributor Network - Por Suzi Ferreira
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário