segunda-feira, 22 de julho de 2013

Sobe para 89 o número de mortos em terremoto na China

Ainda há cinco pessoas desaparecidas e 600 feridas, 70 delas em estado grave

Mulher caminha sobre destroços após terremoto em Gansu, na China: tremor provocou o desabamento de cerca de 1.200 casas e danificou mais de 21 mil imóveis, segundo dados iniciais

Pequim - O número de mortos por conta do terremoto de 6,6 graus de magnitude na escala Ritcher que atingiu nesta segunda-feira a província chinesa de Gansu aumentou para 89, com cinco pessoas desaparecidas e 600 feridas - 70 delas em estado grave-, segundo os últimos dados facilitados por autoridades locais.

Segundo o Centro de Controle Sismológico da China, o terremoto aconteceu às 7h45 local de segunda-feira (20h45, horário de Brasília), entre as comarcas de Minxian e Zhangxian da citada província, uma zona montanhosa afetada recentemente por fortes chuvas.

A maioria dos municípios da província foi afetada pelo tremor e algumas das localidades até estão parcialmente incomunicáveis pelos cortes de eletricidade, disseram as autoridades locais.

O epicentro do terremoto ocorreu na cidade de Dingxi, com quase 2,7 milhões de habitantes, a 20 quilômetros de profundidade.

No entanto, a maioria das mortes ocorreram nas comarcas rurais situadas ao sul da cidade, onde as construções são menos resistentes.

Por enquanto, a comarca de Minxian é a mais afetada pelo desastre, com 87 mortos e 515 feridos.

Segundo os cálculos preliminares, o tremor provocou o desabamento de cerca de 1.200 casas e danificou mais de 21 mil imóveis. Em alguns povoados próximos do epicentro, como Meichuan e Puma, cerca de 80% das casas desabaram.

O terremoto foi sentido também em Lanzhou e até na cidade de Xian, capital da província de Shaanxi.

O terremoto foi seguido por 422 réplicas, a mais severa de 5,6 graus de magnitude, que aconteceu uma hora e meia após o primeiro tremor, às 9h12 hora local (22h12, em Brasília) e que, segundo asseguraram testemunhas locais à agência oficial "Xinhua", "causou o desabamento de muitas das casas que tinham agüentado o primeiro tremor".

fonte:http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/sobe-para-89-o-numero-de-mortos-em-terremoto-na-china
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário