domingo, 21 de julho de 2013

Merenda escolar contaminada na Índia continha pesticida concentrado

Produto não é encontrado facilmente, segundo juiz.
25 crianças morreram após serem alimentadas em escola.

A merenda escolar gratuita que matou 25 crianças indianas na semana passada estava contaminada com um pesticida concentrado que não é amplamente disponível, disse à Reuters o juiz do distrito que supervisiona a investigação policial neste domingo (21).

As crianças ficaram doentes em poucos minutos depois de comerem uma refeição de arroz e batata com curry em uma escola no Estado de Bihar na terça-feira (16), tendo vômitos e convulsões com as dores no estômago.

As mortes provocaram protestos em Bihar. O almoço faz parte do Programa de Refeição ao Meio Dia da Índia, que atende 120 milhões de crianças e tem como objetivo combater a desnutrição e estimular a frequência escolar. O programa já havia recebido queixas generalizadas sobre segurança alimentar.

Funcionários do hospital indiano distribuir uma refeição gratuita em um hospital no estado de Bihar para pais e vítimas de intoxicação e (Foto: STRDEL/ AFP)

Uma investigação forense inicial constatou que a refeição havia sido preparada com óleo de cozinha com monocrotofos, um composto organofosforado que é usado como pesticida agrícola, disse o alto funcionário da polícia Ravindra Kumar a jornalistas, no sábado.

O pesticida encontrado no óleo possuía uma concentração mais de cinco vezes superior à utilizada na versão comercial, de acordo com um relatório forense.

"É altamente venenoso, é altamente tóxico e, por isso, tem de ser diluído quando utilizado como pesticida comercial", disse o juiz do distrito Abhijit Sinha.

A polícia disse na sexta-feira que suspeita que o óleo de cozinha usado na refeição tenha sido mantido em um recipiente previamente utilizados para armazenar o agrotóxico. A diretora da escola, que fugiu após a morte das crianças, ainda está sendo procurada.

fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/merenda-escolar-contaminada-na-india-continha-pesticida-concentrado.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário