sexta-feira, 26 de julho de 2013

Polícia interrogará maquinista de trem que descarrilou

Autoridades atribuíram o acidente, que matou pelo menos 78 pessoas, ao excesso de velocidade

REUTERS/Miguel Vidal
Flores em homenagem às vítimas: governo galego disse que 95 pessoas continuam hospitalizadas, sendo 32 em estado grave, incluindo quatro crianças

Santiago de Compostela - O maquinista do um trem espanhol que descarrilou matando pelo menos 78 pessoas está sob vigilância policial num hospital na sexta-feira.

Autoridades atribuíram o acidente ao excesso de velocidade. O trem, que ia de Madri para a localidade de Ferrol, descarrilou numa curva fechada na entrada de Santiago de Compostela, para em seguida bater em um muro e pegar fogo.

O acidente, um dos piores da história ferroviária europeia, ocorreu na noite de quarta-feira, na véspera da celebração do padroeiro local, que é uma das maiores festividades do catolicismo.

Um juiz de Santiago de Compostela, capital da Galícia, foi destacado para investigar o caso e determinou que a polícia interrogue o maquinista Francisco José Garzón, de 52 anos.

Não ficou claro que tipo de ferimento o maquinista sofreu. Ele não foi preso, mas está sob vigilância no hospital e deve ser ouvido na sexta-feira.

A estatal ferroviária Renfe disse que o maquinista tem 30 anos na empresa e mais de dez conduzindo trens, sendo cerca de um ano nesse trajeto.

O governo galego disse que 95 pessoas continuam hospitalizadas, sendo 32 em estado grave, incluindo quatro crianças. Na manhã de sexta-feira, peritos ainda tentavam identificar 13 cadáveres.

A festa em homenagem a São Tiago, um dos 12 apóstolos de Cristo, foi cancelada, e centenas de pessoas acabaram se dirigindo ao local do acidente, onde viram guindastes recolhendo os destroços dos vagões.

"Meu cunhado mora perto e ficou ajudando a retirar as pessoas, vivas e mortas, a noite toda. Ele está muito abalado. Vim agora com alguns amigos só para ver como isso termina", disse o transeunte Manuel Garcia.

Imagens de uma câmera de segurança mostram o trem, com 247 pessoas a bordo, atingindo um muro de concreto na borda do trilho, enquanto os vagões descarrilavam e a locomotiva virava.

O trem entrou na curva a 190 quilômetros por hora, segundo a imprensa local, sendo que o limite no local era de 80 quilômetros por hora. Os investigadores estão tentando apurar porque a composição estava tão veloz, e por que os limitadores de velocidade não funcionaram.

O impacto foi tão forte que um vagão voou por vários metros e caiu no outro lado de uma barreira de concreto. Corpos ficaram espalhados junto aos trilhos.

Entre os mortos há pelo menos um cidadão dos EUA e um mexicano. Pelo menos um cidadão britânico ficou ferido.

fonte:http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/policia-interrogara-maquinista-de-trem-que-descarrilou
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário