terça-feira, 22 de agosto de 2017

Bandidos tinham conhecimento da operação das forças de segurança

Polícia monitorou os rádios dos traficantes e interceptou mensagens repassadas por redes sociais que informavam sobre a ação

Rio - Os criminosos que controlam o tráfico de drogas na comunidade do Jacarezinho e em favelas ao redor sabiam da megaoperação integrada das polícias com as Forças Armadas, que aconteceu na madrugada desta segunda-feira. A polícia monitorou os rádios dos traficantes e interceptou mensagens repassadas por redes sociais que informavam sobre a ação.

Traficantes sabiam que polícia faria megaoperação em favelas da Zona Norte - Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia

Em um dos alertas, os bandidos falaram que iam “dispersar às 3h”. Já em outro áudio, policias verificaram que um rapaz falava para o outro: “Ê, meu mano, tá pelo Jacaré? Aí, cuidado aí. Amigo PQD falou que a cia dele vai partir para o Jaca, Mandela ou Manguin hoje”. A mensagem foi repassada às 20h de domingo, horas antes da operação iniciar.

Às 18h10 de domingo, uma pessoa identificada apenas como PQDT também publicou em uma rede social a seguinte mensagem: “Pronto para mais uma operação... quebrar tudo no Jacaré”.

A polícia também identificou que às 19h15 outra informação circulava pelas redes. Dessa vez a mensagem era: “Tão falando que o Exército vai entrar no Jacaré. Deus nos proteja”.

Em outra publicação, um homem avisa: “Alô, alô, minha gente, atenção por favor. Eu recebi uma notícia da minha prima agora. Não vou divulgar o nome dela. Ela mandou ficar ligado amanhã para sair para trabalhar porque o exército vai entrar no jacaré essa madrugada. Gente, cuidado aí, por favor. Ela é sargenta do exército. Cuidado aí gente essa madrugada”.

O porta-voz das Forças Armadas, Coronel Roberto Itamar, afirmou em coletiva realizada no início da tarde desta segunda que o vazamento precisa ser investigado. Segundo o coronel, é improvável que alguém da patente do investigado tivesse muitas informações sobre a operação.

Um militar do Exército Matheus Ferreira Lopes, de 19 anos, foi preso suspeito de repassar as informações sobre a megaoperação desta segunda-feira a traficantes nas redes sociais. O soldado foi detido por agentes da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) nesta manhã e levado para a Cidade da Polícia.

Operação convive com o risco de vazamento, diz Jungmann
O ministro da Defesa, Raul Jungmann afirmou durante uma coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira, que uma operação que conta com sete mil homens convive com o risco de vazamento. Ele também ressaltou que um soldado não tem acesso às informações estratégicas e por isso, a exposição de dados não acarreta em prejuízo para as ações como a de hoje.

Ainda segundo o ministro, o militar estava sendo monitorado pelas Forças Armadas e polícia desde a última operação. No entanto, Jungmann não admitiu se houve vazamento.

Já o secretário Roberto Sá anunciou que houve redução nos crimes de letalidade violenta no mês de julho, comparado o mesmo período do ano passado. Sá ainda comemorou o resultado e lembrou que mesmo com a escassez de recursos a polícia está conseguindo cumprir o seu papel de preservar vidas.

Operação em seis favelas
As forças de segurança realizam, desde a madrugada desta segunda-feira, uma operação em seis favelas: Jacarezinho, Manguinhos, Mandela, Bandeira 2, Complexo do Alemão, Parque Arará. Os agentes também atuam no condomínio Morar Carioca, na Zona Norte. Até o momento, 40 pessoas foram detidas, entre os presos está o recruta do Exército Matheus Ferreira Lopes, de 19 anos.

Também foram apreendidas sete pistolas, duas granadas, 20 motos e sete carros. Além disso, foram encontrados drogas, munição e máquinas caça-níqueis, ainda não contabilizadas, nas comunidades. O efetivo mobilizado é de 5,5 mil homens e mulheres. Foram utilizados ainda 46 blindados e 532 veículos.

Mais de 22 mil alunos sem aulas
A megaoperação das forças de segurança em comunidades do Rio deixou 22.548 alunos sem aulas na manhã desta segunda-feira. O número é recorde neste ano. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação, 31 escolas, 11 creches e 12 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) não abriram na cidade.

por JONATHAN FERREIRA
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário