terça-feira, 15 de agosto de 2017

Policial se recusar a usar arma durante o serviço e afirma: “Deus me livrará”

Soldado do Espírito Santo vai responder a processo administrativo e poderá ser expulso da instituição.


Um policial se tornou alvo de um processo administrativo interno após dizer a seu comandante que não usará mais armas de fogo, devido à sua crença religiosa.

Em sua justificativa, o policial militar afirmou que “Deus o dará o livramento de situações extremas que o obriguem de tirar a vida ou agredir alguém”, segundo sindicância reproduzida no Boletim Geral da PM número 37, publicado na última sexta-feira (11).

O soldado atua na 5ª Companhia do 4º Batalhão da PM, em Vila Velha, no Espírito Santo, sendo responsável pelo policiamento da região compreendida entre o bairro Glória e São Torquato, incluindo a Grande Santa Rita e a Grande São Torquato.

Iniciada em maio, a sindicância agora foi transformada em Procedimento Administrativo Disciplinar de Rito Ordinário (PAD-RO) e pode resultar na exclusão do policial.

A sindicância concluiu haver “indícios de irregularidades na conduta” do soldado por ele “apresentar postura explicitamente incompatível com as atribuições da função policial militar”.

O documento foi encaminhado para o Ministério Público Estadual e para a Corregedoria da Polícia Militar, que anunciaram que irão tomar as medidas cabíveis em relação ao soldado.

O pedido do policial também foi criticado pelo presidente da Associação dos Cabos e Soldados, sargento Renato Martins Conceição. “Claro que a arma é o último recurso, mas tem hora que ela não defende só a própria vida, mas também do companheiro de trabalho e do cidadão”, afirmou.

O sargento argumentou que o policial sabe do uso da arma desde o momento que decide prestar o concurso público. “É a primeira vez que vejo isso. Só ouvi isso no passado, história de policiais que usavam a arma sem munição. Mas era lenda urbana. A arma de fogo é necessária”.

A atitude do policial lembra o roteiro do filme “Até o Último Homem”, dirigido por Mel Gibson e baseado em fatos reais. O longa conta a história de Desmond Doss, um soldado que esteve na Segunda Guerra Mundial, mas optou por abrir mão das armas.

Enquanto Doss escolheu socorrer e resgatar soldados feridos, o personagem era encarado por seus superiores e colegas de trabalho como um fanático religioso com problemas psicológicos.

Com informações do Gazeta Online
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário