terça-feira, 29 de agosto de 2017

Maia diz que candidatura de Lula é 'mais provável do que não'

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira, 28, que considera a candidatura em 2018 do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "mais provável do que não". O petista não conseguirá ser candidato caso seja condenado em segunda instância pela Justiça Federal. Ele foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A declaração de Maia foi dada após pergunta sobre sua avaliação para o cenário eleitoral em 2018, em evento sobre renovação política em São Paulo, na sede do Insper. O presidente da Câmara disse ainda que o ex-presidente, caso seja candidato, vai fazer uma campanha mais radical à esquerda. "Ele vai querer criar um polo de radicalização para garantir a ida dele para o segundo turno", afirmou.

© FELIPE RAU/ESTADÃO Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara

Também participou do debate sobre renovação da política brasileira o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Questionado se a figura de Lula não seria um problema para a renovação política na esquerda. "É um problema para a direita, para a esquerda, para todo mundo. É uma figura muito complexa, quase um cometa!". A plateia riu. Haddad defendeu a habilidade de Lula em criar pontes e negociar com diversos lados da política e da vida pública.

Sobre uma possível candidatura à presidência, Haddad desconversou. Já Maia disse que, se Haddad tivesse sido candidato à Presidência da República, no lugar da ex-presidente Dilma Rousseff, o partido "não estaria passando pela crise que passa hoje".

O presidente da Câmara também comentou que o DEM "precisa primeiro construir uma mensagem, que tem que vem antes do nome (para a Presidência)." Curiosamente, Maia também lembrou que em 2010 e 2014 o partido foi "maltratado pelo PSDB" . "Em 2010, tive que negociar a aliança com Serra de madrugada. E, em 2014, eles fecharam uma chapa puro sangue", lembrou.

Reforma. Um dos maiores pontos de divergência entre os dois convidados foi o distritão. Maia defendeu a adoção do sistema como regra de transição até 2022 (como ponte para o distrital misto). "Não acredito que o sistema seja pior do que existe hoje. O voto majoritário renova mais que o voto proporcional. Como regra de transição, acho válido", disse o presidente da Câmara.

Já para Haddad, o distritão atingiria a questão da diversidade na representação dos congressistas. "Não vai deixar espaço para o aparecimento de minorias políticas", falou. "A transição não é o distritão. Para mim, a transição seria o modelo atual sem coligação proporcional", completou. O petista concorda com Maia a respeito do distrital misto.

O ex-prefeito sugeriu até que o Supremo Tribunal Federal entrasse em cena para garantir o fim das coligações já para 2018. Já Maia vê com maus olhos a intervenção do Judiciário. "Não gosto do Supremo decidindo pelo Parlamento. Prefiro que Congresso vote ele mesmo o fim das coligações", declarou o deputado, após a provocação de Haddad.

Haddad considerou a introdução da ideia do Parlamentarismo no debate sobre reformas políticas uma "anomalia" - e que apenas admitiria uma consulta popular para qualquer mudança do tipo. "As mudanças precisam ser legitimadas pelo voto", disse Haddad. Maia concordou com a hipótese de uma consulta popular no caso do parlamentarismo crescer como hipótese.

Maia também pontuou que o sistema brasileiro passa por um longo processo de desgaste. "A saturação do sistema político brasileiro já acontece há muitas eleições".

por Gillberto Amendola, André Ítalo Rocha e Marcelo Osakabe
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário