quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Moro rebate PF sobre investigação de e-mail a filha de Bendine

© VEJA O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba, rebateu nesta terça-feira o argumento de um delegado da Polícia Federal que, ao receber uma ordem de Moro para instaurar uma investigação, alegou que a Justiça Federal não poderia ser responsável pelo inquérito.

O magistrado determinou ontem que a PF apurasse a tentativa de estelionato contra uma das filhas do ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras Aldemir Bendine, preso na 42ª fase da Lava Jato, há duas semanas. Amanda Bendine recebeu do endereço aldemirbendine63@bol.com.br um e-mail em que o remetente, dizendo ser seu pai, pedia que sua mãe, Silvana Bendine, transferisse 700.000 reais a uma conta do Banco do Brasil em nome de “Alexandre Inácio”

O falso Bendine, que disse contar com a ajuda de um agente da Polícia Federal no envio do e-mail, explicou que o valor seria destinado a “garantir o habeas corpus domiciliar” no Supremo Tribunal Federal (STF). “Eu já tinha combinado o valor com eles”, acrescentou.

Depois de receber a decisão do juiz pela abertura do inquérito, contudo, o delegado da Polícia Federal Filipe Hille Pace informou a Sergio Moro que encaminharia o e-mail apresentado pela defesa de Aldemir Bendine à Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado. Isso porque a Justiça Federal não poderia investigar o estelionato tal qual praticado contra a filha do ex-executivo da Petrobras.

O caso, segundo Pace, não atenderia a três requisitos que definem a competência da apuração de um crime cibernético em esfera federal. “A mera prática delitiva em ambiente da Internet não e suficiente para a atração da competência da JF”, escreveu o delegado da PF.

Nesta terça-feira, Moro ressaltou que a Justiça Federal deve ser responsável pela investigação porque o e-mail enviado à filha de Bendine sugere o envolvimento de alguém no STF. “Embora a vítima direta seja a filha de Aldemir Bendine e quiçá o próprio, a sugestão, embora indevida e falsa, do envolvimento de alguém do Egrégio Supremo Tribunal Federal é suficiente para fixar, por ora, a competência da Justiça Federal”, afirmou Moro.

Ainda de acordo com o magistrado, se a apuração dos fatos concluir que não houve crime contra “interesse, bem ou serviço da União Federal”, a investigação poderia ser enviada a outra jurisdição. “Assim, sem razão, por ora, a ilustre autoridade policial ao afirmar (…) não vislumbrar competência da Justiça Federal”, completou.

por João Pedroso de Campos
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário