sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Homem é preso por roubar e tentar matar idosa na Zona Sul

Câmeras de segurança flagraram o momento em que ele espancou a vítima com 18 socos. Acusado disse sofrer de transtornos mentais

Rio - Policiais da 9ª DP (Catete) prenderam, nesta quinta-feira, Danilo de Oliveira Roxo, acusado de tentativa de latrocínio contra uma idosa, vizinha dele, de 83 anos, no Catete, Zona Sul do Rio. O caso aconteceu no último dia 15. Segundo as investigações, a vítima levava consigo R$ 1 mil, quantia que ela havia sacado do banco momento antes de ser atacada. O dinheiro e outros pertences como cartões ainda não foram localizados.

As imagens da câmera de segurança do prédio onde aconteceu o crime são chocantes. A idosa entra na portaria, que estava sem porteiro, e é agredida pelo criminoso, que ficou minutos à espreita. O delegado assistente da 9ª DP, Clemente Braune, afirmou que a vítima conhecia o agressor e chegou a ajudá-lo financeiramente. "Ela ficou surpreendida quando identificamos que era ele. A agressão foi tão rápida que ela nem viu quem foi o agressor."



Danilo deu 18 socos na vítima e ainda tentou matá-la esganando-a. O bandido está com prisão temporária por 30 dias por "prática de crime hediondo contra mulher idosa". Ele foi indiciado por tentativa de latrocínio, que pode gerar pena de 20 a 30 anos. Os fatos de a vítima ser idosa e não ter possibilidade de defesa podem agravar a punição. Danilo foi encaminhado à Secretaria de Administração Penitenciária, de onde será transferido para uma unidade prisional.

O agressor depôs na 9ª DP (Catete) pela manhã. Segundo Braune, Danilo alegou transtornos mentais e sofrer de Transtorno de Déficit de Atenção. "Ele disse que não estava tomando uma medicação prescrita e estava tendo alucinações e visões. Numa dessas alucinações, ele disse que passou pela cabeça fazer essa agressão", informou.

Danilo de Oliveira Roxo é acusado de tentativa de latrocínio contra a vizinha, uma idosa de 83 anos - Divulgação

Braune afirmou que, durante o depoimento, Danilo não transpareceu transtorno e parecia calmo. Ele alegou já estar medicado novamente. Os pais do criminoso serão ouvidos. Caso a alegação seja comprovada, a pena do agressor pode ser substituída por medidas alternativas.

A polícia acredita que a agressão poderia ter terminado em morte caso a mãe do jovem não tivesse interrompido o ataque. Enquanto tentava estrangular a idosa, o criminoso ouviu o barulho do elevador e parou o ataque. Vendo a cena, a mãe socorreu a idosa, que foi levada ao hospital. "Até o momento que nós efetuamos a prisão, a mãe não sabia que ele era o agressor", disse o delegado.

A vítima sofreu fraturas nos ossos do nariz e da face e deve ser submetida a cirurgia na semana que vem. Ela se recupera na casa de um familiar e ainda não voltou ao apartamento.

O delegado ressaltou ainda que foi a rapidez da denúncia feita pela própria vítima que permitiu a captura do criminoso. Depois da agressão, a idosa foi atendida no Hospital Miguel Couto. No dia seguinte, recebeu alta, e apesar de muito machucada, prestou depoimento. Vizinhos serão ouvidos para entender a relação entre a família do agressor e a idosa. Danilo foi preso em seu apartamento, 18 horas após o crime.

por ALESSANDRA MONNERAT E MARIA INEZ MAGALHÃES
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário