terça-feira, 29 de agosto de 2017

Coreia do Norte dispara míssil que sobrevoa o Japão

© Reuters O míssil balístico intercontinental Hwasong-14 é visto durante teste divulgado pela Agência Coreana de Notícias (KCNA) em Pyongyang – 05/07/2017

A Coreia do Norte disparou um míssil não identificado nesta segunda-feira (início da terça-feira no horário local). O projétil passou sobre a ilha de Hokkaido, no Japão. O governo japonês emitiu alertas de emergência para que os moradores de algumas áreas se refugiassem em locais seguros.

Segundo a emissora NHK, o Japão não tomou nenhuma ação para derrubar o míssil. “Aparentemente um míssil balístico foi disparado e sobrevoou nosso país”, afirmou o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. “Vamos reunir mais informação imediatamente e analisar os dados e faremos nosso melhor para proteger o público”.

Também segundo a emissora, o míssil se quebrou em três partes e aterrissou a 1.100 quilômetros a leste de Cape Erimo, nordeste do Japão. Aparentemente, o projétil caiu no mar, porém a informação ainda não foi confirmada oficialmente. Ainda não se sabe que tipo de projétil foi usado pela Coreia do Norte.

A última vez em que os norte-coreanos dispararam um míssil sobre o Japão foi em 1998. O lançamento de hoje, contudo, acontece em um momento de crescimento da tensão entre os dois países. Pyongyang vem ameaçando nos últimos meses disparar projéteis sobre o território japonês e nas águas americanas de Guam, localizado na Micronésia.

Segundo a emissora americana NBC, o projetil norte-coreano foi disparado por volta das 5:57 da manhã do horário local (18h27 em Brasília).

por Julia Braun
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário