terça-feira, 15 de agosto de 2017

PF faz operação de combate a esquema de sonegação de R$ 3 bi

© Folhapress Policia Federal inicia a operação Rosa dos Ventos, para apurar crimes contra a ordem tributaria, lavagem de dinheiro, falsificação de títulos públicos e negociações envolvendo pedras preciosas. Ao total são 36 mandados de busca e…

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça (15), em Campinas, a Operação Rosa dos Ventos, que investiga crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro, falsificação de títulos públicos e negociações de pedras preciosas. Segundo a PF, as práticas ilícitas causaram um prejuízo de 3 bilhões de reais em impostos sonegados e multas não pagas.

A 9ª Vara Federal de Campinas expediu 36 mandados de busca e apreensão e 24 de prisão temporária. Além da cidade do interior paulista, os agentes da PF atuam em Brasília, Cotia, São Paulo, Paulínia, Belo Horizonte, Guarujá, Santa Rita do Passa Quatro, Mogi Mirim, Americana, Anápolis, Santa Helena e Goiânia.

As investigações começaram há quatro anos, após a Receita Federal descobrir crimes de sonegação fiscal em uma distribuidora de combustíveis em Paulínia, no interior de São Paulo.

A apuração da PF indica que as distribuidoras eram registradas em nome de laranjas, que não recolhiam os tributos necessários para o funcionamento dos negócios. O esquema fraudulento permitiria aos criminosos, então, oferecer preços menores e obter lucros maiores. A concorrência desleal pode ter levado empresas legítimas a fechar as portas.

Os investigados são suspeitos de falsificar títulos da dívida pública da União para ampliar o capital social das empresas e facilitar a obtenção de financiamentos. Em um dos documentos forjados, a dívida representada era de 32 bilhões de reais.

O uso de laranjas também teria o objetivo de proteger os verdadeiros donos de dezenas de empresas. Assim, o patrimônio pessoal dos empresários era protegido por meio de empresas localizadas em paraísos fiscais.

Foram recolhidas provas de evasão de divisas, fraudes envolvendo pedras preciosas e fraudes à execução processual, cujo objetivo era frustrar o direito de terceiros aos bens, sobretudo o fisco. Segundo a PF, um lote de pedras preciosas estava sendo negociado pelos membros da organização por 650 milhões de dólares (cerca de 2 milhões de reais).

Os investigados devem responder pelos crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, crimes de mineração, evasão de divisas, crimes de mineração e falsificação de papéis públicos, com penas de seis meses a dez anos de prisão e multa.

por biancalemos03
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário