quarta-feira, 16 de agosto de 2017

STF tira de Moro depoimentos de delatores da JBS que citam Lula e Mantega

© Roberto Parizotti / Cut InfoMoney

SÃO PAULO - A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta terça-feira (15) retirar do juiz Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato no Paraná, os depoimentos prestados por executivos da JBS que citam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Guido Mantega.

Com isso, as informações prestadas na delação premiada pelo dono da empresa, Joesley Batista, e por um de seus diretores, Ricardo Saud, ficarão somente na Justiça Federal em Brasília, com o juiz federal Ricardo Leite. Na delação, executivos contaram sobre depósitos de US$ 150 milhões em favor de Lula e Dilma Rousseff em contas no exterior, em contrapartida a aportes do BNDES na empresa intermediados por Mantega.

Segundo o ministro do STF Edson Fachin, responsável pela validação do acordo de delação, o conteúdo dos depoimentos tinha fatos relacionados a investigações conduzidas por Moro e outros a cargo de Ricardo Leite.

Na análise dos pedidos, os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski entenderam que o envio do material para dois juízes poderia trazer insegurança jurídica, pela indefinição de quem poderia julgar o ex-presidente e o ex-ministro.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário